Regras da aposentadoria


Veto a alternativa ao fator previdenciário é mais uma incoerência de Dilma, criticam tucanos

MosaicoA presidente Dilma Rousseff descumpre mais uma promessa de campanha ao vetar a mudança no cálculo do fator previdenciário, alertam deputados do PSDB. O Palácio do Planalto divulgou nota na noite desta quarta-feira (17) informando o veto à emenda aprovada pelo Congresso Nacional com a mudança no cálculo. O texto estabelece a fórmula 85/95, que permite a aposentadoria integral quando a soma da idade e do tempo de contribuição atingir 85 (mulheres) ou 95 anos (homens).

No debate promovido pela Rede Globo antes do segundo turno nas eleições de 2014, Dilma condenou, diante de milhões de brasileiros, o fator previdenciário. “Quando a gente olha para a questão do fator previdenciário, é muito importante abrir a discussão com as centrais sindicais. (…) Quase chegamos a um acordo do 85 para a mulher, 95 para os homens. Eu acredito que esse acordo é possível, um acordo que resolva a questão criada pelo governo do PSDB, que é esse do fator previdenciário”, disse a petista no programa.

Leia a transcrição de todo o debate no portal G1.

Menos de um ano depois, ela volta atrás na promessa de campanha. “A presidente, mais uma vez, mente para o povo brasileiro e veta a emenda, dando as costas ao eleitor, ao aposentado. Basta de maldade”, reprovou o deputado Daniel Coelho (PE) da tribuna. Nesta quinte-feira (18), deve ser publicada Medida Provisória com uma proposta alternativa para o cálculo da aposentadoria.

O líder da Minoria na Câmara, Bruno Araújo (PE), destacou a promessa feita pela petista no debate da Rede Globo e condenou sua atitude. “Foi mais uma demonstração de mentira. O modelo defendido por ela em 2014 foi exatamente o aprovado por nós no Congresso”, lamentou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *