Trabalho reconhecido


Em sessão solene, Gomes de Matos destaca conquistas e desafios dos agentes de saúde 

18865048481_7332c73cc8_k

Tucano presidiu a sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães e foi muito celebrado pelos agentes de todo o país.

O plenário da Câmara promoveu sessão solene solicitada e presidida pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) em comemoração ao aniversário de um ano da aprovação da lei nº 12994/14, que regulamenta o Piso Salarial Profissional Nacional dos Agentes Comunitários de Controle às Endemias. Centenas de agentes de todo o país lotaram o plenário e aplaudiram o tucano, um dos maiores defensores da causa.

“Os agentes comunitários surgiram no Brasil a partir do PSDB”, lembrou com satisfação o parlamentar. De acordo com o congressista, a profissão foi oficializada, por meio de lei, no governo Fernando Henrique Cardoso. A normatização do piso salarial e das funções dos agentes sempre foi cobrada pelo partido. “Não há nada mais justo do que fazermos a sessão solene e receber das categorias as reivindicações”, destacou.

Play

De acordo com o parlamentar, mesmo com todas as conquistas é importante refletir sobre os desafios, como o veto da presidente Dilma sobre o reajuste salarial previsto na lei. A definição de critérios para o plano de carreira também precisa ser discutida.

“As propostas que precisamos votar nesta Casa têm relação com outros problemas da categoria como a questão beneficiária, a locomoção, o material para as atividades, cursos de capacitação”, explicou o deputado.

Participaram da homenagem a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante; a vice-presidente, Ilda Angélica Correia; e outros representantes da entidade. Em sua fala, Ruth agradeceu a conquista do piso que deu força à caminhada desses trabalhadores.

Ao término da sessão, Gomes de Matos foi acolhido com abraços pelos agentes comunitários que participaram da comemoração.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Kim Maia)

Compartilhe:
16 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *