Arraiá da Dilma, por Arthur Virgílio Bisneto 


Nem ainda chegamos a meados do mês de junho e o Arraiá da Dilma já está com tudo. A folia de mau gosto de junho começou com a notícia do aumento do desemprego. Dados da Pnad Contínua do IBGE, divulgados no início do mês, mostram que a taxa de desemprego no trimestre fev/mar/abr atingiu 8%, bem maior do que o observado em igual período do ano passado (7,1%). Como se não bastasse, o rendimento da população nesse período teve retração de 0,4%. Uma fogueira e tanto que o brasileiro tem que pular!

Outro símbolo do Arraiá da Dilma é o aumento da taxa de juros. Embora tenha vendido, durante o último pleito eleitoral, que juros elevados faziam parte da festa da oposição, Dilma vem mostrando que é em sua barraca que juros altos são servidos aos visitantes. No começo do mês, o Banco Central anunciou elevação da taxa básica de juros para 13,75% a.a.; percentual tão elevado não se notava desde o final de 2008. Uma comida apimentada preparada pelo Arraiá, dificultando cada vez mais a retomada do investimento tão necessário para o país voltar a crescer.

E para deixar a dança de quadrilha ainda mais animada, o Arraiá da Dilma preparou para os brasileiros a dança da inflação. No último dia 10, o IBGE anunciou a inflação do mês de maio, que ficou em 0,74%. No acumulado do ano, o índice atingiu 5,34%, ultrapassando nos cinco primeiros meses de 2015 o que era esperado para o ano todo: 4,5%, que é o valor central do regime de metas de inflação. Já no acumulado em doze meses, a inflação já atinge 8,47%.

O Arraiá da Dilma parece que ainda tem muitas surpresas para os brasileiros. Por sinal, estão promovendo um casamento triplo que muito incomoda a população: está juntando num matrimônio só desemprego, inflação e retração do PIB.

E a festa continua, para desespero dos brasileiros: cortes dos investimentos, redução de direitos trabalhistas, aumento nos preços da energia elétrica e dos combustíveis, cesta básica nas alturas, queda na atividade industrial… E assim segue o Arraiá da Dilma, para a nossa tristeza!

(*)  Arthur Virgílio Bisneto é deputado federal pelo PSDB-AM. (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
12 junho, 2015 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *