Redução da violência


Relações Exteriores aprova requerimento de Eduardo Barbosa para discutir Tratado sobre Comércio de Armas de Fogo

13 11 - Eduardo BarbosaA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara vai debater o Tratado sobre Comércio de Armas, assinado pelo Brasil no âmbito da Organização das Nações Unidas em 2013. O debate foi solicitado na Comissão de Relações Exteriores da Câmara pelo deputado Eduardo Barbosa (MG), relator da Mensagem n° 357, de 2014, que dispõe sobre o tratado. Cabe ao tucano apresentar parecer ao texto.

O objetivo do acerto é regular o comércio internacional de armas, o que, na visão de várias Organizações Não-Governamentais brasileiras e estrangeiras, impactará positivamente na redução da violência no mundo.

Barbosa afirma que a audiência pública servirá para aprofundar e ampliar o debate acerca da medida. Serão convidados representantes dos ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores. “No âmbito da Defesa, precisamos discutir como o Tratado interfere na Política Nacional de Exportação de Material de Emprego Militar. Com a Justiça, queremos conhecer como a entrada indiscriminada de armas no país alimenta a violência nas grandes cidades”, justifica o tucano.

“Precisamos discutir os vários aspectos deste tratado, considerando ser o Brasil um país pacífico, que busca na diplomacia a resolução de problemas, mas que internamente convive com situações alarmantes de violência urbana, em que cerca de 35 mil pessoas morrem a cada ano vítimas de armas de fogo”, destaca requerimento assinado por Barbosa.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *