Auditoria da CGU apontou falhas


Irregularidades no Prouni serão debatidas em audiência proposta por Nilson Leitão

nilsonA Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara vai realizar audiência pública para discutir auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) que revelou supostas irregularidades no Programa Universidade Para Todos (Prouni). O debate foi sugerido pelo 1º vice-líder do PSDB, deputado Nilson Leitão (MT), e acatado nesta quarta-feira (10).

O ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, será o convidado para a discussão, junto com representante da Instituição de Ensino Superior (IES). Segundo a auditoria, falhas no controle do sistema do Prouni fizeram o governo federal conceder e pagar bolsas a alunos já mortos. Além disso, outros beneficiados estavam fora da faixa de renda indicada e alguns continuavam inseridos como recebedores de bolsas mesmo com o curso concluído.

Segundo reportagem do UOL, o pente-fino da CGU encontrou diversas outras irregularidades que, segundo o órgão, demonstram a fragilidade do sistema. Uma delas é que alunos não brasileiros e não naturalizados recebem bolsa, o que é proibido pelas regras do programa. A auditoria encontrou ainda bolsas concedidas a candidatos cuja renda familiar não atendia aos critérios do programa. Outra irregularidade é que cinco alunos estavam com status de “bolsa encerrada por conclusão do curso superior” e, ao mesmo tempo, possuíam “bolsa em utilização”.

“É inadmissível que o dinheiro público escoe pelos ralos da corrupção. Portanto, diante do que foi divulgado é imprescindível a promoção do debate objetivando elucidar os fatos e prestar esclarecimentos”, justifica Nilson.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
10 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *