Fluxo migratório


Tucana quer discutir envio de imigrantes a SC sem apoio para estado e municípios

17768885564_59aff90452_kA pedido da deputada Geovânia de Sá (SC), a Comissão de Seguridade Social promoverá evento no município de Criciúma (SC) para debater a entrada de imigrantes caribenhos e africanos. O estado do Acre tem enviado para a região Sul do país ônibus ocupados por refugiados haitianos e senegaleses, mas não há uma política direcionada a receber o fluxo migratório. A situação é dramática, alerta a tucana.

A vinda de imigrantes no Haiti ganhou fôlego em 2010, depois do terremoto que devastou o país e ampliou o cenário de pobreza. “A Secretaria de Direitos Humanos do Acre diz que 95% deles afirmam interesse em se estabelecer em São Paulo, mas a suspensão do acordo que facilitava o envio dos imigrantes para lá fez a maior parte optar pelo Sul do país”, justifica a parlamentar.

Em 2011 o número de pedidos de refúgio no Brasil, feito junto à Polícia Federal, foi de 3.501. Em 2013, chegou a 17.927. Já em 2014, somente até o final de julho, as solicitações de abrigo no país estavam em 17.903. Em Santa Catarina, as maiores concentrações de imigrantes haitianos ficam no Oeste e no Sul do estado, principalmente por conta da produção agrícola e da indústria cerâmica.

Atualmente, cerca de 2,5 mil haitianos vivem em Santa Catarina. Segundo dados da Secretaria Estadual de Assistência Social, a maioria deles mora em Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Concórdia, Chapecó, Joinville e Jaraguá do Sul. “O Ministério da Justiça e o Governo Federal devem assumir a responsabilidade ou enviar recursos para que os gestores locais possam atender a mais essa demanda que, atualmente, está sendo repassada aos municípios sem os recursos correspondentes para o seu atendimento”, afirma Geovânia.

A tucana sugere no requerimento o convite ao governador do estado, João Raimundo Colombo, ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, ao prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, e ao secretário nacional de Justiça, Beto Ferreira Martins.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 junho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *