Recorde de mortes


A pedido de Shéridan, Manaus e Porto Alegre sediarão debates sobre altas taxas de suicídio no país

17146635722_532da7d819_zAs cidades de Manaus e Porto Alegre vão sediar eventos propostos pela deputada Shéridan (RR) para discutir a alta taxa de suicídio no país. Segundo o Mapa da Violência, Rio Grande do Sul e Amazonas são os dois estados com as taxas mais altas do Brasil. O pedido para realização das mesas redondas foi aprovado nesta quarta-feira (27) pela Comissão de Seguridade Social e Família.  

Segundo a deputada, apesar de não ser noticiado, o suicídio tem crescido assustadoramente ao longo dos anos. Estima-se que o seu aumento foi de mais de 40% nos últimos 30 anos, atingindo, especialmente, a faixa etária dos 15 aos 45 anos. “É fundamental falarmos no assunto. Psiquiatras e psicólogos acreditam que o preconceito em torno da questão deve ser enfrentado e que só com muita conversa e prevenção conseguiremos reverter esses índices”, alerta a tucana.

Na avaliação da deputada, é preciso entender as razões que levam tantas pessoas a tirar a própria vida, atacando efetivamente esta questão. “É preciso que algo seja feito no sentido de reverter esses índices e protegermos nossos jovens”, avalia.

Entre os convidados para os eventos estão os governadores dos estados e os prefeitos dos municípios com os mais elevados índices de morte por suicídio.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *