Financiamento


Plenário continua nesta quarta votação de itens da reforma política

17524921273_ba0629d194_kNo primeiro dia de votações sobre a reforma política na Câmara, os deputados trataram de dois dos principais temas: sistema eleitoral e financiamento de campanha. Eles rejeitaram o modelo de financiamento que permitia repasses de pessoas físicas e jurídicas a partidos e candidatos. A análise das alternativas ficou para esta quarta-feira (27), às 12h.

Para o deputado Caio Nárcio (MG), há anos o PT é beneficiado pelo financiamento público, seja via mensalão ou petrolão. “Faz tempo que eles estão no poder recebendo financiamento público”, lamentou. Na avaliação do tucano, o financiamento privado é um dos princípios da democracia.

O líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE), destacou valores recebidos pelo PT em 2012. Em um ano sem eleições presidenciais, o Partido dos Trabalhadores arrecadou R$ 52 milhões, 10 vezes mais que grandes legendas como PSDB e PMDB. “A distância entre o discurso e a prática se estabelece de forma evidente. O partido que está no poder é quem mais se aproveitou de forma ilícita dos recursos”, completou.

Sistema eleitoral
O plenário rejeitou todas as opções de sistemas eleitorais apresentadas e manteve o modelo atual, com sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Os parlamentares derrubaram o chamado distritão, modelo em que os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário. A proposta foi rejeitada por 267 votos a 210 e 5 abstenções. A bancada do PSDB foi liberada na votação.

Os deputados rejeitaram ainda o sistema de lista fechada e o distrital misto, em que metade das vagas seria preenchida por lista e a outra metade pelo voto majoritário em distritos. Outras mudanças– como a cláusula de barreira e mudanças nas coligações – poderão ser discutidas nesta quarta-feira (27), quando o plenário vai retomar a discussão da reforma.

(Da redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *