Acordo global
Mudanças climáticas: Tripoli defende protagonismo do Brasil na COP21
O deputado Ricardo Tripoli (SP) participou de seminário promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal. O parlamentar paulista defendeu o protagonismo do Brasil nas negociações a respeito de um novo acordo climático global que será discutido em dezembro na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21), em Paris (França).
Na avaliação de Tripoli, o Brasil deve estabelecer metas ambiciosas, como reduzir a emissão de gases de efeito estufa de 15% a 30% até 2030, em comparação a 1990. A expectativa é de um acordo internacional sobre o clima que possa conter o aquecimento global abaixo de 2 °C.
“É preciso saber quais as propostas que o Brasil vai levar à COP 21. O governo precisa dialogar mais. Espero que o Poder Executivo exponha ao Parlamento e aos demais integrantes da comitiva as propostas para que todos saibam o que vão defender. Muitas vezes o Itamaraty não participa com os integrantes da comitiva daquilo que o governo vai apresentar”, disse.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a negociação das propostas deve levar em conta um acordo global que limite o aumento da temperatura a níveis que diminuam o impacto negativo nos escossistemas.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta