Ação legítima


Para tucanos, pedido de afastamento de Dilma representa sentimento da sociedade

Deputados do PSDB que participaram do ato de entrega do pedido de impeachment da presidente Dilma destacaram que o sentimento da sociedade é pelo afastamento da petista. Os tucanos receberam e acompanharam nesta quarta-feira (27) integrantes de movimentos sociais que protocolaram a solicitação de impedimento da petista junto à Presidência da Câmara. Na avaliação dos parlamentares, o Congresso terá que dar a resposta que as ruas pedem, analisando a proposta entregue ao presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

O líder da Oposição, deputado Bruno Araújo (PE), ressaltou que tanto o caminho percorrido pela oposição (investigação solicitada na PGR) quanto o pedido de impeachment por iniciativa da sociedade organizada utilizam legalmente as instituições da República para que se possa formalizar, no momento oportuno, o afastamento da presidente.

Play

De acordo com o 1º vice-líder tucano, deputado Nilson Leitão (MT), a força das ruas se une à luta que a oposição vem travando contra os desmandos de Dilma e do PT. “A voz da oposição sozinha, por mais que mostre a corrupção, a incompetência e inoperância do governo, não era suficiente. Precisávamos do clamor da população”, avaliou. “Esse é o momento em que a sociedade vem para dentro do Congresso, para a Casa do povo, e fala: queremos o impedimento, chega, não aguentamos mais”, reforçou.

Também presente à reunião com Cunha, o deputado Vanderlei Macris (SP) destacou que, independentemente do acolhimento do pedido, caberá recurso ao Plenário. Segundo o tucano, a oposição está coesa para atender o clamor social e colocar fim ao mandato da presidente conquistado a base de crimes de responsabilidade e estelionato eleitoral. “Estamos completamente engajados nesse movimento da sociedade brasileira que pede o ‘Fora Dilma’ e ‘Fora PT’. Os que estão aqui hoje representam uma sociedade inconformada com a tragédia da má gestão e da corrupção desenfreada que temos no Brasil hoje”, afirmou.  

Segundo o deputado Fábio Sousa (GO), o PSDB apoia qualquer movimento que seja democrático e tenha previsão legal, como é o caso. “Ninguém aguenta mais tanta corrupção e incompetência. Quando se mistura os dois como está acontecendo hoje no Brasil, isso assusta a qualquer um. Esse grupo que está aqui hoje representa a grande massa de brasileiros que não aguenta mais este governo” disse o tucano durante a recepção aos representantes do MBL na rampa do Congresso.

Na avaliação do deputado Vitor Lippi (SP), os fatos graves que todo o Brasil já conhece levam à necessidade de responsabilização e punição da presidente da República. “A maior beneficiária desse esquema de corrupção e do estelionato eleitoral que o país viveu foi a presidente Dilma. Então se ela foi beneficiária, ela precisa ser responsabilizada por isso”, alertou. Segundo ele, o sentimento da maioria dos brasileiros é pela mudança do governo.

Amplo apoio
63%
dos entrevistados pelo Datafolha em pesquisa divulgada em abril são a favor da abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: / Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
27 maio, 2015 Últimas notícias Comentários desativados em Ação legítima

Os comentários estão desativados.