Ajustes maldosos
Deputados do PSDB reprovam gasto de R$ 40 milhões com propaganda sobre ajuste fiscal
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República vai torrar R$ 40 milhões em campanhas publicitárias. Intitulada “Ajustar para avançar”, a propaganda busca explicar os ajustes fiscais realizados pelo governo. O diagnóstico expresso na publicidade foi escondido na campanha eleitoral, e agora o PT tenta vender para a população que o arrocho é fundamental.
Segundo o deputado Eduardo Cury (SP), Dilma utiliza o método 3×1: a cada benefício, realiza três ajustes maldosos. “A primeira maldade é passar o custo dos ajustes para a população”, informou. De acordo com o tucano, a segunda questão é que, enquanto o brasileiro paga a conta, o governo aumenta os gastos com cargos para atender a base aliada. E destacou: “o terceiro gasto desnecessário é fazer propaganda para defender o indefensável”.
Para o tucano, o repasse dessas três faturas para a população, garantindo um suposto proveito, reflete a péssima relação custo-benefício. Segundo o congressista, se a presidente estivesse realmente interessada em beneficiar os cidadãos, ela teria utilizado o dinheiro da propaganda para cobrir o rombo.
Por meio de sua página no Facebook, o deputado Bruno Araújo (PE) também manifestou indignação. “Dilma faz estelionato eleitoral e aplica um arrocho bilionário sobre toda a sociedade. E agora gasta R$ 40 milhões para dizer que o arrocho sempre foi necessário”, criticou. Na propaganda o governo volta a mentir e destaca que os ajustes são temporários, mas os resultados são permanentes.
Entre as medidas do ajuste, estão duas MPs polêmicas já aprovadas na Câmara: a 665, que torna mais rigoroso o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso, e a 664, que restringe o acesso à pensão por morte.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
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