Relações exteriores
Com parecer favorável de Barbosa, aprovado acordo de sede do Instituto Sul-Americano de Saúde da Unasul
Com o parecer favorável do deputado Eduardo Barbosa (MG), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (13) o Acordo de Sede firmado pelo Brasil com a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) para o funcionamento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS). O texto também passou na Comissão de Seguridade Social e Família.
Eduardo Barbosa lembrou que o ISAGS, fundado em julho de 2011, funcionará na cidade do Rio de Janeiro, por proposta brasileira. A iniciativa busca aproveitar a experiência de instituições nacionais, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“Sabemos das enormes dificuldades e carências regularmente enfrentadas pelo Brasil no atendimento à saúde da população, reproduzidas nos demais países da região. Dessa maneira, a iniciativa de cooperação técnica e coordenação político-institucional na área de gestão do conhecimento e governança em saúde na região sul-americana representada pelo ISAGS é um passo importante na direção de modelos mais eficientes e eficazes de gestão, controle epidemiológico e sanitário, pesquisa, produção de insumos e prestação de serviços em saúde”, explicou Barbosa.
O ISAGS foi a terceira instituição permanente da UNASUL a ser criada, após a Secretaria-Geral e o Centro de Estudos Estratégicos de Defesa, vinculado ao Conselho de Defesa Sul-Americano. Em 2014, o ISAGS contou com um orçamento de US$ 2,3 milhões, sendo 42,6% destinados a projetos, 37,9% a pessoal e 19,5% a despesas operacionais, com recursos advindos do orçamento do bloco.
(Reportagem: Marcelo Rech/ Foto: Gabriela Korossy – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta