Conscientização


Sessão solene solicitada por tucanos é marcada por alerta sobre importância dos cuidados com a voz

telaoA pedido dos deputados Eduardo Barbosa (MG), Mara Gabrilli (SP) e Marcelo Aguiar (DEM-SP) foi realizada nesta terça-feira (12), no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em Homenagem ao Dia Mundial da Voz, celebrada em 16 de abril. A presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA), Bianca Queiroga, foi uma das convidadas presentes à celebração.

Tetraplégica, Mara Gabrilli destacou como a voz é importante para a vida dela. “Sou muito grata por respirar e poder me comunicar”, ressaltou. A parlamentar lembrou , especialmente, a importância de sua voz após o acidente que mudou o cotidiano dela. Também apontou a importância dos fonoaudiólogos – profissionais que ela considera fundamentais, sobretudo para pessoas com deficiência. 

CONFIRA DICAS PARA PROTEGER SUA VOZ

“Pessoas com paralisia cerebral, síndrome de Down, que sofreu um AVC, entre outros casos, possuem nesse profissional uma esperança de comunicar-se com o mundo”, ressaltou a tucana, que não conseguiu chegar a tempo da sessão em virtude de um atraso no voo. Ela deu como lido o discurso que faria.

A presidente do CFFA destacou o reconhecimento da importância do Dia Mundial da Voz como uma grande ação educativa em prol da saúde da população brasileira. Para Bianca Queiroga, isso “vem ao encontro dos anseios de muitos fonoaudiólogos que dedicam a sua vida ao estudo, ao cuidado, e à atenção da saúde vocal das pessoas, sendo esse o tema da mais alta relevância para a sociedade”.

“Todos nós sabemos da importância da voz em nossa vida. Ela é a materialização dos nossos pensamentos, anseios, desejos”, apontou. Segundo a presidente, mestre e doutora em Psicologia Cognitiva, trabalhos como o dos parlamentares estariam comprometidos com ausência da voz, afetando o desempenho da sociedade como um todo, desde a qualidade de vida até o exercício das atividades profissionais.

“Embora a voz seja utilizada todos os dias, a maior parte das pessoas só se preocupa com ela quando percebe alguma alteração”, alertou. Bianca Queiroga destacou ainda a importância de campanhas preventivas que incentivem os cuidados com a voz. 

Sílvia Ramos, presidente do Conselho Regional da 5ª Região e representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, também esteve no evento.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Maryanna Oliveira – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
12 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *