Planalto em crise


Para tucanos, governo rasga discurso eleitoral e engana população ao enfraquecer programas

Haddad - Abi-AckelVendidos na campanha eleitoral com grande destaque, programas-chave do governo Dilma entraram em franco declínio neste segundo mandato de Dilma. Fies, Pronatec e Minha Casa Minha Vida estão entre os que amargam problemas orçamentários, trazendo decepção e transtornos a muita gente que acreditou na propaganda petista. Para deputados do PSDB, o atual cenário apenas confirma como a presidente é má gestora e incapaz de cumprir suas promessas aos brasileiros. 

Gestão petista aumenta gastos de custeio enquanto prejudica trabalhador para promover ajuste fiscal

Segundo o deputado Miguel Haddad (SP), a conta de tantos desmandos sobra para o trabalhador, os estudantes e a população de baixa renda. A situação do principal programa habitacional, por exemplo, é crítica. A construção de milhares de unidades está parada e, segundo entidades que representam os construtores, nenhuma moradia destinada às famílias mais pobres foi contratada. De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, a Câmara Brasileira de Indústria da Construção informou que o setor tem hoje cerca de R$1,2 bilhão a receber do governo por projetos do programa. A entidade afirmou ainda que parte desse total está atrasada em até 45 dias.

Play

O Fies, que financia o acesso ao ensino superior, foi outra vítima dos ajustes de despesas de Dilma. O número de contratos autorizados para este semestre foi de 252 mil, pouco mais da metade do liberado no mesmo período do ano passado. De acordo com Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a meta para este primeiro semestre de 2015 era de 500 mil contratos. As restrições atingiram em cheio os sonhos de milhares de estudantes da “Pátria Educadora”. Já em relação ao Pronatec, o início das aulas foi adiado por duas vezes por incertezas em relação ao aporte financeiro para o programa. 

Enquanto os programas que auxiliam a população patinam, as despesas do governo continuam a crescer. Segundo o tucano, o déficit público continua alto e a presidente não faz a lição de casa e nem dá o exemplo. “Temos mais de 25 mil cargos em comissão”, exemplificou nesta segunda-feira (11).

De acordo com o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), o governo está perdido e a imagem de boa gestora de Dilma ruiu. “Isso é decorrente das mentiras, das tentativas de iludir o povo brasileiro, de mostrar para todos uma coisa que ela não é. Dilma é incapaz e inábil”, apontou. Para o tucano, a presidente não entende nem mesmo sobre o setor de energia elétrica, área que a projetou na vida política. O país está vivendo um caos”, resumiu Abi-Ackel. Segundo o parlamentar, a gestão petista deixará um legado maldito e um prejuízo que demandarão muito tempo para serem reparados. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
11 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *