Melhora do sistema


Por iniciativa de João Paulo Papa, representantes de órgãos nacionais debatem universalização do saneamento na Câmara

Papa_Divulgação_PSDBDebater questões relacionadas à universalização do saneamento básico no país e apontar direcionamentos para a melhora do sistema. Estes são alguns dos objetivos da audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (14), na Câmara dos Deputados, com representantes de entidades nacionais e do governo federal, por iniciativa do deputado João Paulo Papa (SP), presidente da Subcomissão Especial de Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água (SubÁgua), colegiado vinculado à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU).

Foram convidados o secretário Nacional de Saneamento e Ambiente do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira; o coordenador Nacional da Frente pelo Saneamento Ambiental, Edson Aparecido da Silva; o diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesb), Roberto Cavalcanti Tavares e representantes de órgãos, entidades e do Poder Público.

De acordo com Papa, é de fundamental importância discutir este tema no atual cenário do país. O parlamentar explica que o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) prevê a universalização gradual em todo o Brasil até 2033, porém, com o ritmo atual de investimentos, dificilmente esta meta será alcançada.

“A universalização deste serviços é primordial para o desenvolvimento sustentável. Quando falamos deste assunto nos referimos diretamente à saúde. Nem metade da população brasileira possui, hoje, coleta de esgoto (o índice atual é de 48,6%). Este cenário precisa ser alterado com urgência”, afirma o deputado.

Outro objetivo do encontro é debater o tema sob a ótica dos especialistas do setor, representados pela Aesb, que reúne cerca de 10 mil profissionais que atuam em todo o território nacional. “O resultado desta audiência pública será um grande passo no sentido do aprimoramento do serviço de saneamento e de se estruturar a universalização para todo o território nacional”, projeta Papa.

Serviço
Audiência Pública – Universalização do Saneamento Básico
Quinta-feira, 14 de maio
10 horas
Plenário 14 (Anexo II) – Câmara dos Deputados

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *