Trabalho valorizado


Líderes comunitários são homenageados em sessão solene presidida por Izalci

Zeca Ribeiro - Câmara dos DeputadosSolicitada e presidida pelo deputado Izalci (DF), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do líder comunitário foi realizada nesta segunda-feira (4) na Câmara. Segundo o tucano, essa é a verdadeira liderança do Brasil, formada por homens e mulheres que ouvem, se importam e lutam pelo bem-estar da comunidade.

“O trabalho de um líder comunitário não tem folga, não tem fim de semana, feriado ou férias. É um trabalho diário e sem tréguas que exige paciência e sabedoria, que exige desapego, força e, sobretudo, determinação”, reconheceu.

Play

Em seu discurso o parlamentar destacou que as lideranças surgem da necessidade de ter uma voz na comunidade que conduza as reivindicações, as discussões e, sobretudo, o auxílio ao exercício pleno da cidadania. O congressista apontou ainda o árduo trabalho por eles executado, como a luta por obras de saneamento, iluminação, creches, escolas, transporte e “por tudo que é necessário para que a sua comunidade se desenvolva com qualidade de vida”.

O deputado ressaltou a crise econômica e de credibilidade enfrentada pelo país. “Independentemente da crise, a nossa sociedade precisa passar por grandes transformações para ser socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente sustentável”, disse. Para Izalci, essas transformações dependem de uma vontade política que “ecoe a vontade dos brasileiros que em cada canto deste país ditam e reafirmam pelas lideranças comunitárias”.

Segundo o tucano, meios locais como rádios comunitárias, jornais de bairro e blogs têm importância fundamental no processo de fazer ecoar a voz da comunidade, além de transmitirem as reivindicações e os pleitos das lideranças locais. “O respeito e o reconhecimento a esses veículos são essenciais para o desenvolvimento das nossas comunidades”, disse.

O parlamentar homenageou ainda a falecida líder e radialista Maria Amélia Martins de Brito, conhecida como Dona Joana. De acordo com Izalci, ela fez a diferença na vida dos moradores de Ceilândia, no Distrito Federal, e em Águas Lindas, em Goiás.

O presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários do Brasil, Ilço Firmino Neto, e outros representantes também participaram da sessão. Para Firmino, essa homenagem é um reconhecimento para pessoas que, de forma voluntária, lutam por um país melhor. “Queremos não ser só reconhecidos na lei”. Ele solicitou ainda apoio para a realização de um encontro nacional com os líderes comunitários.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Zeca Ribeiro – Câmara dos Deputados/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
4 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *