150 anos de nascimento


Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem ao Marechal Rondon 

nilsonO Congresso Nacional realiza nesta terça-feira (5) sessão solene destinada a comemorar os 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro que desbravou as regiões Centro-Oeste e Norte nos séculos 19 e 20. Por causa das expedições que comandou, passou a ser habitada a região onde está situado o estado de Rondônia, assim denominado em sua homenagem.

Em fevereiro, o deputado Nilson Leitão (MT) apresentou requerimento na Câmara para a realização de homenagem ao militar. A sessão ocorrerá no Plenário do Senado a partir das 9h.

Ainda em vida, Marechal Rondon recebeu uma série de homenagens: em 1955, no seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro concedido pelo Congresso Nacional; em 17 de fevereiro de 1956, o território federal do Guaporé teve seu nome alterado para território federal de Rondônia, elevado a estado em 1981; em 1957, foi indicado para o prêmio Nobel da Paz pelo Explorer’s Club, de Nova York.

Rondon morreu em 1958, no Rio de Janeiro, com quase 93 anos. Dedicou a vida a promover a colonização do interior do país, pacificando e tratando os índios. Ficou conhecido pelo lema indigenista: “Morrer se for preciso, matar nunca”.

 

Compartilhe:
4 maio, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *