Audiência pública
Tucanos questionam ministro das Comunicações em comissão presidida pelo PSDB
Os deputados Pedro Cunha Lima (PB) e Vitor Lippi (SP) cobraram posicionamento do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, em relação a temas como tentativa de controle da mídia e os problemas com sinal da telefonia celular e de internet 3G. O titular da pasta compareceu nesta quarta-feira (29) à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, presidida pelo tucano Fábio Sousa (GO).
Pedro Cunha alertou o ministro sobre os perigos da tentativa do governo de censurar a imprensa por meio de uma possível regulamentação da imprensa. A proposta de regulamentar os meios de comunicações esconde , na verdade a vontade do PT de controlar o conteúdo da mídia.
“O senhor e seu partido consideram que esse controle, ou seja como quiserem chamar, pode substituir a qualificação da imprensa que a educação formal capacita? O que preferem: uma política onde o governo faça o povo ou que o povo faça o governo? Em matéria de mídia é melhor o erro do que a censura”, alertou.
Em sessão pedida por Marchezan, tucanos condenam tentativas de limitar liberdade de imprensa no país
Sinal ruim de internet – Já Vitor Lippi chamou atenção para o fato de o governo tratar a questão da internet 4G com naturalidade, enquanto nem mesmo a rede 3G conseguiu obter bons resultados. “Estamos falando muito em 4G. Isso é necessário, mas uma das unanimidades nacionais é que todo brasileiro reclama do sinal atualmente”, disse. Em sua avaliação, o sinal oferecido pelas operadoras está pior do que há 15 anos. “É preciso dar um choque de gestão nesse sentido”, cobrou.
Lippi disse ao ministro que a população espera muito mais do governo e das operadoras no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Isso porque os cidadãos pagam caro por um serviço de péssima qualidade. “Essa questão do custo é também contaminada pelos impostos. Hoje temos uma telefonia celular de baixa qualidade e entre as duas mais caras do mundo. A sociedade espera muito mais em relação a isso. Todos nós nos, como consumidores, nos sentimos vítimas das operadoras”, protestou o tucano, ao destacar que em casos de problemas com fatura, por exemplo, o consumidor sequer tem a quem recorrer.
Falta da carteiros – O deputado chamou atenção ainda para o fato de os Correios não conseguirem atendar a demanda em diversas localidades, sobretudos nas áreas de expansão das cidades, como nas periferias, onde faltam carteiros. “Isso causa todo tipo de problema, inclusive, porque as faturas não chegam, o que gera inadimplência e a inclusão de cidadãos nos cadastros de proteção ao crédito”, apontou.
Outra questão levantada pelo tucano foi sobre os corriqueiros golpes praticados por presidiários via celular aos cidadãos – uma prática de estelionato cada vez comum e que demonstra o uso ilegal uso dos aparelhos nos presídios. Na avaliação do deputado, é inadmissível que isso continue acontecendo.
(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta