Pátria educadora?
Corte de recursos desorganiza o setor educacional no Brasil, alerta Nilson Pinto
O corte no orçamento da Educação desorganizou toda a estrutura escolar – desde as creches e pré-escolas até os programas de acesso às universidades, entre eles o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec), e as próprias universidades. Segundo avaliação feita pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de estudos políticos do PSDB, é mais uma consequência do ajuste recessivo que a presidente Dilma está fazendo nas contas do país. Integrante da Comissão de Educação, o deputado Nilson Pinto (PA) apontou a contradição entre o lema do governo do PT e a realidade.
“A presidente anuncia a pátria educadora e, em seguida, promove cortes brutais no orçamento da educação, prejudicando a todo o setor, principalmente os mais pobres”, lamentou. Na opinião do deputado, o governo do PT não investiu com seriedade na educação e nem sequer aplicou todo o dinheiro do orçamento. “De cada quatro reais disponíveis, um foi perdido”, reprovou.
Essa combinação de incompetência e falta de recursos terá impacto negativo de longo prazo na vida de milhões de estudantes. Além de comprometer o presente, o governo Dilma pode destruir o futuro de jovens brasileiros. Na avaliação de Nilson Pinto, o descompromisso com a educação é um problema porque o país precisa desesperadamente dela para poder garantir um futuro diferente do que atual. “Não há como o país avançar sem investir na educação”, afirma.
O conhecimento é a base para o desenvolvimento do país e, na avaliação de Nilson Pinto, este governo já demonstrou que não tem nenhum compromisso com o presente dos brasileiros, já que enganou tanto para ganhar uma eleição, e demonstra também que não tem nenhum compromisso com o futuro. A resposta da população, segundo o tucano, é que 63% apoiam a destituição da presidente da República “porque não aceita mais a mentira e o descompromisso que estamos vendo hoje.”
As universidades federais perderam 30% do orçamento em 2015, comprometendo o funcionamento das melhores instituições públicas de ensino superior do país. A maldade fiscal do PT também compromete o progresso científico do país.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta