Direito sagrado


Em sessão solene, tucanos homenageiam Globo pelos 50 anos e defendem ampla liberdade de expressão

Sessão contou a presença de João Roberto Marinho, vice-presidente Institucional e Editorial do Grupo Globo, na foto com os tucanos Bruno Araújo e Luiz Carlos Hauly.

Sessão contou a presença de João Roberto Marinho, vice-presidente Institucional e Editorial do Grupo Globo, na foto com os tucanos Bruno Araújo e Luiz Carlos Hauly.

A pedido dos deputados Luiz Carlos Hauly (PR) e Rômulo Gouveia (PSD-PB), a Câmara promoveu na manhã desta terça-feira (14), no plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação da Rede Globo de Televisão. A cerimônia contou com a presença dos parlamentares, artistas, representantes da emissora e de outras entidades. Além de parabenizarem o canal pela data, tucanos aproveitaram a oportunidade para mais uma vez reforçarem a defesa da ampla liberdade de expressão.

CONFIRA MAIS FOTOS

Em seu discurso, Hauly destacou o papel fundamental da emissora, fruto da “obra do perseverante e incansável jornalista Roberto Marinho”. Segundo o congressista, a sessão também celebra o talento, a criatividade, a capacidade de inovar e o requinte técnico presentes na TV Globo. “Fico feliz em ser proponente dessa homenagem”, disse. Para o tucano, a emissora valoriza o que há de melhor e faz justiça a um verdadeiro marco da história da comunicação do país.  

Play

O parlamentar do PSDB-PR também apontou o papel inovador da televisão, capaz de integrar todo o Brasil, e evidenciou os caminhos trilhados pela Rede Globo. “Em poucos anos ela se tornou líder nacional, não apenas de audiência, mas, sobretudo, de qualidade, tornando-se uma das melhores e mais modernas redes de televisão comercial do mundo”. Conforme ressaltou, a Globo Internacional leva a sua produção para mais de 100 países.

Ainda segundo Hauly, milhões de brasileiros assistem a programas de entretenimento, jornalismo e esporte de alta qualidade. O tucano recordou ainda alguns personagens que marcaram a história dos telespectadores como o prefeito Odorico Paraguaçu, os apresentadores Cid Moreira e Sérgio Chapelin, além dos inúmeros personagens criadas por Chico Anysio.

 Líder da Oposição na Câmara e ex-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Bruno Araújo (PE) disse que as Organizações Globo se engradecem por serem firmes na defesa de um dos pilares da democracia – a liberdade de imprensa. Além disso, destacou o impacto mundial das produções do canal.

“Quando falamos da exportação de novelas, não falamos em um número de uma receita na balança comercial, mas sim na importação e exportação de ciência, da tecnologia, da dramaturgia, da qualidade dos homens e mulheres que se apresentam à frente das telas e das câmaras da Rede Globo”, apontou. “É impossível deixar de pensar numa Organização que cuida do seu papel social e que, ao mesmo tempo, deu à mesma importância à educação de brasileiros com a contribuição da Fundação Roberto Marinho”, disse.

 Já o deputado Otavio Leite (RJ) afirmou que uma instituição capaz de permanecer cada vez mais viva ao longo dessa trajetória é digna de registro e aplauso. O tucano também destacou o amplo alcance do sinal da emissora. “Com isso, há uma permanente responsabilidade – a de ter o equilíbrio, a isenção e a sabedoria de informar para que a avaliação crítica se faça na mente dos brasileiros.”

O congressista destacou ainda a postura “bandeirante” da emissora capaz de ultrapassar a fronteira nacional e permitir que inúmeras novelas e produtos culturais brasileiros pudessem chegar a outras nações. “Há algo que às vezes não é muito identificado e relevantíssimo para o país, que é a possibilidade de mais de 2,5 milhões de brasileiros que moram pelo mundo terem acesso a valores culturais, à linguagem brasileira e a todos os predicados que compõem a natureza de uma nação”, apontou. Otavio Leite alertou ainda para a tentativa de cerceamento da liberdade de expressão no país e ressaltou a importância do canal nesse processo. 

Para o deputado Max Filho (ES), a Rede Globo é uma unanimidade nacional que tem prestado importantes serviços à causa pública brasileira, além de se destacar pelo padrão de eficiência e qualidade.

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *