Economia patina


“Não foi surpresa”, diz Giuseppe Vecci sobre alta da inflação; índice de março foi o maior em 20 anos

17055356866_77bd73f720_z“Infelizmente não foi surpresa para nós, economistas, nem para a bancada do PSDB”. Assim o deputado Giuseppe Vecci (GO) resumiu a divulgação dos dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) divulgados na quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados mostram que a inflação oficial do país chegou a 8,13%, – a maior desde dezembro de 2003, e o maior índice (1,32% em março) dos últimos 20 anos. 

“Desde o início desta legislatura temos discutido e alertado para essa questão da inflação, que é um dos maiores problemas enfrentados pelos brasileiros atualmente”, reforça Vecci. Em várias entrevistas aos veículos que fazem cobertura econômica, o deputado tem dito que a trajetória ascendente da inflação, a elevada taxa de juros e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) desenham um cenário perigoso e preocupante para a economia do país. 

Na opinião do deputado, que além de economista, integra a Comissão Mista de Orçamento, a combinação de inflação alta, baixo crescimento, desemprego, pouco investimento e carestia resulta em mais sacrifício para o cidadão. “Além da alta dos preços, que corrói o salário, há o fato de os produtos estarem muito mais caros. Isso traz uma dificuldade maior de aquisição para o povo brasileiro”, afirma. Para o tucano, a alternativa seria aprimorar os investimentos, mas não é o que se vê na gestão petista. 

Um dos fatores que mais contribuiu para a alta da inflação, segundo o deputado, foi o aumento dos preços administrados, aqueles controlados pelo governo para justamente inibir a desvalorização da moeda. Estão nessa categoria custos como os de energia, combustível e tarifas de transporte público, entre outros.

Vecci afirma que houve um “grande erro” do governo petista na condução desses preços. Para ele, Dilma criou um “ambiente artificial” na economia brasileira que demonstrou não ser compatível com um planejamento a longo prazo. “As consequências disso estão aparecendo agora”, resumiu.

Apesar de criticar a falta de planejamento de política econômica do governo Dilma e a maquiagem dos índices, Vecci não acredita que 2015 será um ano perdido. “É na dificuldade que você acaba enxergando um conjunto de oportunidades. Basta que o governo admita que errou e comece a corrigir já”, finaliza. 

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *