SwissLeaks


Macris pede ao Ministério da Justiça nomes de correntistas do HSBC na Suíça

16989950012_127c06333d_zA Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFFC) aprovou nesta quarta-feira (8) requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP) no qual o tucano solicita informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acerca do recebimento de lista com possibilidade de existência de contas secretas de brasileiros no Banco HSBC na Suíça.

No pedido, o parlamentar ressalta que se tornou notório pela imprensa a informação de que a pasta teria encaminhado pedido ao governo da França de acesso aos dados de correntistas brasileiros que abriram contas na instituição financeira.

Diante disso, Macris quer que o ministro esclareça se tal informação é procedente e, se for, solicita que o compartilhamento da suposta lista com a comissão. Os dados, de acordo com ele, são importantes para subsidiar os trabalhos da subcomissão que trata do tema. O colegiado foi instalado em março pela CFFC.

Há pouco mais de um mês o ministério determinou que Polícia Federal investigue eventuais irregularidades relacionadas a brasileiros nas denúncias do SwissLeaks, como foi batizado o vazamento de dados bancários de clientes de agência bancária na Suíça. Os dados são analisados por um grupo de jornalistas do mundo inteiro, chamado de Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Em fevereiro, o consórcio começou a divulgar as informações segundo as quais o HSBC teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares no país europeu entre 2006 e 2007. Há 8 mil correntistas brasileiros na agência.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *