Prevenção


Fiscalização Financeira debaterá financiamento público de ações contra DST/AIDS

Será promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle audiência pública com o objetivo de debater o financiamento público de ações e iniciativas de prevenção, vigilância e gestão para o enfrentamento da AIDS e outras 16242241198_b0de800c1d_bdoenças sexualmente transmissíveis. O debate foi sugerido pelo deputado Delegado Waldir (GO) e aprovado nesta quarta-feira (8) pelo colegiado. Entre os convidados estão os ministros Arthur Chioro (Saúde) e Nelson Barbosa (Planejamento).

A discussão, na avaliação de Waldir, além de contribuir para a formulação de proposições legislativas nos estados e municípios, se traduz num dos eixos fundamentais para o enfrentamento das doenças.

Na avaliação do tucano, a redução da incidência da AIDS, da vulnerabilidade da população brasileira a esses agravos, do estigma e discriminação, bem como, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com o vírus HIV, são ações cujo desenvolvimento pode se dar de maneira proporcional ao montante de investimentos direcionados para o setor de saúde.

Em dezembro, o Ministério da Saúde informou que a mortalidade pela doença caiu 13% no país entre 2003 e 2013, passando de 6,4 para 5,7 óbitos por 100.000 habitantes. Porém, foi detectado um aumento preocupante da contaminação do HIV entre os jovens de 15 a 24 anos. De 2004 a 2013, a taxa de detecção passou de 9,6 para 12,7 casos a cada 100.000 habitantes. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *