Números alarmantes


Subcomissão permanente vai tratar de mortalidade e consequências de acidentes de trânsito

Será instalada, pela Comissão de Segurança Pública da Câmara, uma subcomissão permanente para tratar da Mortalidade e as Consequências dos Acidentes de Trânsito no Brasil. O novo colegiado foi sugerido pelo deputado Delegado 16937509921_cbd93027b2_hWaldir (GO) e teve o apoio de diversos parlamentares que subscreveram o pedido, aprovado nesta quarta-feira (8).

O tucano justifica que por si só o tema já merece ser tratado em um colegiado específico pelos deputados. Além disso, Waldir lembra que há, no Brasil, uma “verdadeira situação de calamidade demonstrada pelos números de acidentes que aumentam o lamentoso cenário negativo atual, causando uma mortalidade absurda e retratando tragédias imensuráveis para as famílias brasileiras”.

Ao defender a criação do grupo, o parlamentar citou números alarmantes. Estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária mostra que os acidentes de trânsito matam uma pessoa a cada 12 minutos no Brasil. As estatísticas revelam ainda que morrem mais pessoas no trânsito do que vítimas de câncer.

Waldir também embasou sua defesa pela instalação do colegiado em dados como o do Ministério da Saúde, de que mais de 40 mil pessoas perderam a vida por causa dos acidentes de trânsito em 2013. “Além das mortes mencionadas, existem as vítimas sobreviventes, que, segundo dados coletados pelo SUS nas internações pelo país, estima-se em 28 mil o número de pacientes internados decorrentes de acidentes de trânsito com grande probabilidade de sofrerem incapacidade em longo prazo”, destacou.

A princípio, o deputado do PSDB havia requerido a criação de uma comissão especial temporária, mas, diante da gravidade do tema, a Comissão de Segurança decidiu instalar um colegiado permanente para tratar do assunto.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *