Fronteiras vulneráveis


É fundamental debater entrada de imigrantes ilegais pelo Acre, alerta Rocha

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara (CREDEN) irá discutir os problemas na área de segurança pública oriundos da entrada de haitianos e demais imigrantes pela fronteira do Acre. A iniciativa é de autoria do 16489204477_f3934011ec_bdeputado Rocha (AC) e foi acatada pelo colegiado nesta quarta-feira (8).

O tucano lembra que, desde 2011, o estado se tornou um dos principais corredores de entrada de imigrantes ilegais no país. O parlamentar ressalta que a chegada desses estrangeiros acontece sem que o Estado possa fazer uma triagem de investigação de vida pregressa, controle sanitário, ou sequer apresente números oficiais sobre o número de imigrantes que atravessaram as fronteiras acreanas.

Para discutir a situação será convidado o secretário de Justiça do Acre, Nilson Moura Leite Mourão; representantes do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública e de Direitos Humanos do estado de São Paulo. A capital paulista tem sido a principal rota para onde os imigrantes que chegam ao país pelo estado do Norte do país acabam indo buscar emprego.

“Entendo ser fundamental o presente debate para encontrarmos soluções que auxiliem no controle de entrada desses imigrantes, minimizando os graves problemas enfrentados pelas cidades da faixa de fronteira, localizadas no estado do Acre”, destaca Rocha. A data da audiência  ainda será marcada.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *