Entre mentiras e incompetência


Erros de Dilma no setor elétrico afetam inflação e o bolso dos brasileiros, avaliam deputados

Caio - Mariana - Rogério IIA energia elétrica acumula um aumento de 60,42% nos últimos 12 meses terminados em março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo IBGE. O impacto é direto na inflação, que foi de 8,13% no mesmo período – o maior índice em 11 anos e bem acima do centro da meta – 4,5%. Se for levado em conta apenas o mês passado, a alta da tarifa de energia responde por mais da metade do incremento total do IPCA. Para deputados do PSDB, os brasileiros estão pagando pelos sucessivos erros do governo do PT no setor. 

Presidente da Comissão de Minas e Energia alerta para explosão de tarifas e atraso em obras

Para o deputado Rogério Marinho (RN), a história recente do Brasil destruiu dois mitos: “O de que Dilma é uma boa gerente e de que Dilma entende de energia” – a petista foi ministra de Minas e Energia do governo Lula e responde pelas principais lambanças do governo dela nessa área. De acordo com o tucano, não se resolve a questão energética do país com ações eleitoreiras ou midiáticas.

Play

O parlamentar lembrou a origem do problema: a edição da Medida Provisória 579, com a intenção de reduzir de qualquer jeito a tarifa de energia. “Em 2013, isso resultou num déficit nas contas do Tesouro de mais de R$ 7 bilhões”, recordou. De acordo com Marinho, os prejuízos passaram a ser divididos com os brasileiros após a entrada de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, prejudicando principalmente o bolso dos mais pobres.

Para o deputado Caio Narcio (MG), Dilma agiu de forma eleitoreira e agora a população paga o pato. “O governo mentiu para ganhar as eleições. Disse que não havia inflação, não existiria aumento nos combustíveis nem de energia, que não haveria desemprego”, enumerou, ao destacar o abismo entre as falas da petista na campanha e o Brasil real. 

Segundo o parlamentar, o brasileiro está assistindo o resultado do “desgoverno” e dos erros da gestão petista. “Agora o governo vai tentar fazer os ajustes dificultando a vida do trabalhador e deixando as pessoas que mais precisam afetadas. A inflação come o recurso daqueles que menos têm”, apontou.

De acordo com a deputada Mariana Carvalho (RO), o brasileiro está pagando pela falta de administração, de compromisso, de ética e, especialmente, pela incompetência. “Dilma precisa aceitar e ver que está errando para que seja possível recolocar o Brasil nos seus trilhos”, destacou. Para a tucana, em uma simples compra no supermercado é possível notar as mentiras ditas pela presidente para ganhar votos. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *