Empréstimos suspeitos


Ministro do Desenvolvimento terá que explicar financiamentos do BNDES no exterior

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, será convidado a explicar à Comissão de Fiscalização da Câmara os financiamentos conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e 10694911986_3bf9a333d5_hSocial (BNDES) nos últimos seis anos. O pedido foi feito pelo deputado Vanderlei Macris (SP) e aprovado nesta quarta-feira (8). O tucano quer explicações, sobretudo, referentes ao empréstimo para a reforma e ampliação do terminal três do Aeroporto de Havana, em Cuba.

Macris ressalta em seu requerimento que nos últimos seis anos o BNDES tem contribuído para atenuar os problemas de infraestrutura, mas não exatamente no Brasil. “Desde 2009 a instituição destinou empréstimos para promover Cuba, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Panamá, Argentina, Moçambique Nicarágua, Colômbia, Uruguai, entre outros”, destaca, ao ressaltar que a ilha dos irmãos Castro é o país que mais tem recebido atenção do governo brasileiro.

Além do Porto de Mariel, construído pela Odebrecht com US$ 682 milhões da instituição financeira brasileira e que tem estrutura imensamente superior a qualquer porto brasileiro, acaba de ter início a reforma e ampliação do terminal três do Aeroporto de Havana com recursos brasileiros. “Ao que consta, o financiamento não será passado à empresa e, sim, pelo governo brasileiro diretamente ao governo cubano”, relata o tucano.

No requerimento, Macris cita ainda reportagem do site Spotbniks que destaca: alguns dos empréstimos destinados a financiar atividades de empresas brasileiras no exterior eram considerados secretos pelo banco e só foram revelados porque o Ministério Público Federal pediu na justiça a liberação dessas informações. Além disso, o BNDES concede os financiamentos com juros muito abaixo dos praticados pelo mercado. Funciona, segundo a reportagem, “como um Bolsa Família ao contrário, um motor de desigualdade: tira dos pobres para dar aos ricos”.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
8 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *