Violência no trânsito


Marco Tebaldi apresenta PL que aumenta a sinalização vertical nas faixas de pedestres

O deputado Marco Tebaldi (SC) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a sinalização vertical de travessia de pedestres, alterando o artigo 85 do Código de Transito Brasileiro. Para o tucano, a medida será capaz de gerar 8003373612_caf9a5f148_hmelhorias na sinalização das faixas, evitar acidentes com vítimas e proporcionar maior proteção ao pedestre.

De acordo com PL, a sinalização deverá ser feita por meio de placas de advertência que serão fixadas junto às faixas de pedestre, a 50 e a 100 metros dela. Orientar a redução de velocidade gradativa é um dos objetivos do projeto. “Precisamos alertar o motorista de uma forma mais ostensiva que em poucos metros adiante teremos uma faixa de travessia de pedestre e assim evitar uma manobra violenta, ou uma colisão, e até mesmo um atropelamento, devido à alta velocidade”, disse o parlamentar na justificativa.

O congressista mencionou pesquisa divulgada em novembro de 2014 pelo Grupo Allianz Seguros indicando que os pedestres são as principais vítimas de acidentes de trânsito no mundo. No Brasil, os deslocamentos de pedestres em áreas urbanas representam 50% do fluxo nas grandes cidades, elevando o número de vítimas nas faixas. O levantamento apontou ainda que mais de 20 mil pedestres morrem todos os anos no mundo.

“Considerando que os dois fatores que influenciam diretamente na fatalidade das ocorrências são a imprudência dos motoristas e o excesso de velocidade próximo às faixas de travessia, precisamos aumentar a segurança”, destacou o tucano. Para ele, deve ser proporcionada maior segurança para as pessoas com dificuldade na travessia, que são os indivíduos com alguma deficiência motora, idosos, obesos, gestantes e adultos acompanhados de crianças.

“Estas são as maiores vítimas da imprudência dos motoristas que podem ter dificuldade em discernir o momento adequado de fazer a travessia”, preocupou-se.

De acordo com o deputado, o avanço dos índices de acidentes de pedestres no Brasil acontece porque “não temos uma cultura consolidada de respeito à faixa de pedestres”. Segundo Tebaldi, mesmo no caso de travessias com semáforos, ocorrem inúmeros acidentes de trânsito, devido à falta de sinalização que deve ser usada para orientar, advertir e disciplinar os usuários da via. 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *