Relações exteriores


Indicado como membro titular do Parlasul, deputado Rocha destaca prioridades

RochaO deputado Rocha (AC) foi indicado, pela Liderança do PSDB na Câmara, para atuar como membro titular da representação brasileira no Parlamento do Mercosul.  O tucano ressalta que buscará integrar a esse colegiado internacional as questões sobre as fronteiras e sobre a revalidação de diplomas obtidos em instituições de países membros.

“Dentre as várias questões do Mercosul que importam ao Acre, destaco a questão da segurança nas fronteiras. Precisamos replicar no Acre o sucesso da integração ocorrido nas fronteiras sul do Brasil, com o Uruguai, Argentina e Paraguai. As fronteiras com o Peru e a Bolívia merecem uma discussão maior e mais embasada, de forma a resolvermos pendências históricas e problemas de segurança”, defendeu.

Rocha também destacou que pretende discutir a respeito da questão da validação dos diplomas de brasileiros obtidos em instituições de ensino bolivianas, peruanas, argentinas e paraguaias. “A solução passa por criarmos, em conjunto, uma matriz de correspondência curricular, e o Parlamento do Mercosul é a instância mais adequada para essa discussão”, afirmou.

Criado em dezembro de 2006, o Parlasul tem como objetivo fortalecer o processo de integração entre os países do Mercosul, além de atuar em diferentes temáticas como na saúde, economia, habitação , direitos humanos e outras. Esse parlamento é composto por deputados e senadores no exercício de seus mandatos e tem como prioridade o contato direito com os cidadãos e a sociedade civil.  

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
7 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *