Alguém acredita nela?
Para tucanos, promessa de Dilma de lutar pela recuperação da Petrobras não convence
A presidente Dilma tenta convencer o povo brasileiro de que está engajada na defesa da Petrobras, mas a falta de conexão de suas promessas com a realidade e a perda de credibilidade da petista esvaziam seu discurso. Nessa segunda-feira (6), ela disse que a luta pela “recuperação” da estatal está em curso e representa um compromisso dela e de seu governo. No entanto, foi com ela à frente do Conselho de Administração da empresa, como ministra de Minas e Energia e, posteriormente, presidente da República que a companhia foi saqueada no escândalo do petrolão e vive a pior crise de sua história.
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), foi um dos que reagiram à declaração. “Chega a ser patético que a presidente da República, responsável pelas maiores perdas da Petrobras em seus 60 anos, diga que seu governo vai recuperar a empresa. A Petrobras será recuperada pela indignação dos brasileiros, que não aceitam o criminoso aparelhamento da empresa, e pelas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. A presidente perdeu mais uma oportunidade de pedir desculpas pelo que aconteceu à Petrobras sob seus olhos.”
O deputado Rocha (AC) tem opinião semelhante. Para ele, se a petista quisesse realmente defender e recuperar a maior empresa brasileira começaria assumindo os erros cometidos. “A presidente insiste em querer transferir a responsabilidade e a culpa pelo que aconteceu para outras situações que fogem do governo dela. Ela primeiro deveria assumir uma culpa que é dos governo do PT e dela”, avalia.
Desde que vieram à tona as denúncias de que a Petrobras foi alvo de um esquema de corrupção, a empresa vem perdendo valor de mercado. As irregularidades motivaram fundos de investimentos dos Estados Unidos e da Europa a ingressarem na Justiça para reivindicar indenizações por prejuízos causados aos investidores. Somente nos EUA já foram registradas pelo menos 11 ações coletivas contra a estatal.
Sem credibilidade perante os brasileiros – Em seu discurso, a presidente diz que a soberania nacional está em jogo e que recuperação da Petrobras é de interesse de todos os brasileiros. Mas a sociedade já não confia em suas palavras. Pesquisa Datafolha mostrou que 84% dos brasileiros acham que Dilma sabia sobre a corrupção na Petrobras. Para 61% ela tinha conhecimento das irregularidades e deixou que ocorressem. Até mesmo seus eleitores não dão mais crédito ao que diz a petista. Do grupo de entrevistados que declarou ter votado na presidente no segundo turno das eleições de outubro, 74% ressaltaram que a presidente sabia sobre o esquema criminoso.
O deputado Rocha avalia que a população está cética, pois tem visto e sentido no bolso que as falas da presidente estão completamente distantes da realidade. “Enquanto o mundo inteiro tem uma redução no preço dos combustíveis, o brasileiro paga mais caro pelo o que houve com a Petrobras”, lembra. Ao ressaltar que a presidente está há anos à frente do setor de energia, o tucano reforça: “É preciso assumir os equívocos, não só com a Petrobras, mas também com o setor elétrico, e depois buscar uma solução para realmente resolver os problemas da empresa e não mais para tentar enganar o povo brasileiro”.
(Reportagem: Djan Moreno e Thábata Manhiça/ Charge: Fernando Cabral/ Áudio: Hélio Ricardo)
.
Deixe uma resposta