Perda bilionária


Comperj: Otavio Leite entra com representação no TCU para apurar prejuízos de R$ 45 bi

petrobras

Construção do Complexo Petroquímico gerou não apenas prejuízos bilionários, mas também a demissão de milhares de trabalhadores.

Na tarde desta terça-feira (7), o deputado Otavio Leite (RJ), membro da CPI da Petrobras, propôs representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar as responsabilidades dos dirigentes da estatal cujas decisões provocaram prejuízos até agora de R$ 45 bilhões na construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. O documento pode ser lido aqui.

“É preciso punir com rigor os dirigentes responsáveis pelas decisões que provocaram perdas bilionárias para a Petrobras nas obras do Comperj. Esse escândalo exige um esforço técnico do TCU para que saibamos os detalhes que levaram a essa verdadeira tragédia financeira. O problema se agrava ainda mais quando consideramos que nem mesmo a primeira refinaria do complexo está pronta e a paralisação das obras já provocou a demissão de cerca de 20 mil trabalhadores até março último “, diz Otavio Leite.

Play

Reportagem do jornal “O Globo” destacou as perdas e atrasos na obra da primeira refinaria, que está suspensa desde dezembro por falta de verba. O prejuízo estimado pela própria estatal considera entre outros fatores, investimentos feitos que não podem ser recuperados e gastos com a manutenção durante a paralisação da obra.

O Comperj é um dos empreendimentos da Petrobras em que houve pagamento de propina e participação de cartel dos fornecedores, segundo delações premiadas da Operação Lava Jato. O projeto inicial era de uma unidade de gás natural, duas refinarias e uma petroquímica. Apenas a unidade de gás continua em andamento, com previsão de conclusão das obras em junho de 2017.

(Da assessoria do deputado/ Foto: reprodução/Petrobras/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *