Punição severa
Kaefer quer moralizar o esporte banindo esportistas que dão mau exemplo
Medida provisória editada pelo governo federal permite a renegociação de dívidas dos clubes e modernização do futebol, mas o deputado Alfredo Kaefer (PR) quer ir além. O tucano propôs uma emenda para punir severamente jogadores, técnicos, cartolas e árbitros envolvidos em doping e manipulação de resultados. O texto da MP permite o pagamento das dívidas em 120 ou 204 meses, desde que os clubes atendam a uma série de contrapartidas.
A proposta de Kaefer prevê o banimento do esporte de qualquer pessoa ligada ao futebol que negocie vantagem em competições. Diz ainda que as pessoas que souberem da manipulação e não relatarem às autoridades também estão passíveis de pena. A penalidade aplica-se nas competições esportivas, nacionais e internacionais que tenham sede no Brasil, ou que sejam organizadas por organização oficial de entidade de prática desportiva em qualquer território e tenham participação de brasileiros.
A legislação existente sobre o doping obteve consenso durante a Conferência Mundial sobre Doping nos Esportes realizada em Lausanne em fevereiro de 1999, que indicou um período de dois anos de inelegibilidade para a primeira violação séria de regra antidoping, seguido do banimento perpétuo do esporte para uma segunda violação.
“A manipulação de resultados que tenham participação de brasileiros tanto em território nacional como internacional merece dos legisladores a atenção indispensável para moralizar e punir exemplarmente todos que contribuam para este mal, sejam atletas, dirigentes, criminosos internacionais e organizadores de sítios eletrônicos de apostas on line ou não, e que podem obter resultados em todas as modalidades esportivas além do futebol” concluiu Alfredo Kaefer.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta