Experiência gratificante


Deputada Geovânia de Sá participa de missão da Marinha na Antártica

geovaniaA convite da Marinha do Brasil, a deputada Geovânia de Sá (SC) integrou a comitiva que esteve em Missão Oficial na Antártica para conhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros na Estação Comandante Ferraz. Acompanhada de deputados e senadores, a parlamentar conheceu o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que faz projetos de pesquisa nas áreas de oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura. 

“Foi uma experiência indescritível e muito gratificante. Conhecer o continente gelado e saber que dezenas de pesquisadores e militares ficam quase um ano longe das famílias em nome da soberania nacional e de novos conhecimentos, serviu para aumentar ainda mais nosso compromisso de garantia da manutenção desse trabalho”, afirmou a deputada Gevânia de Sá, que também parabenizou a Marinha pela visão estratégica que coloca o Brasil como exemplo para os demais países que também têm base na Antártica. 

Há mais de 30 anos o Brasil passou a fazer parte do tratado Antártico e construiu a sua base para pesquisa naquele continente. No futuro, apenas os países que fazem parte deste acordo terão direito a voto para definir os rumos da Antártica, que é um dos locais mais preservados do planeta e onde estão concentrados 76% de toda a água doce do mundo.

Foi por meio de pesquisas feitas no continente gelado que detectou-se o aumento da temperatura global, o efeito estufa, o crescimento da abertura na camada de ozônio, o aumento do nível dos oceanos, além de recolhidos elementos provenientes da poluição causada em sua maioria pelos países do hemisfério norte. Todas as alterações detectadas pela Estação Antártica Comandante Ferraz mostram claramente a interação entre os hemisférios e sua interferência nas mudanças climáticas globais. 

(Da assessoria da deputada)

Compartilhe:
2 abril, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *