Potencial pouco aproveitado


Vecci ouve representantes do turismo e defende ações concretas para desenvolver o setor

Tucano participou de fórum estadual de turismo em Goiás.

Tucano participou de fórum estadual de turismo em Goiás.

Ao participar da 27ª Reunião do Fórum Estadual do Turismo de Goiás, na última segunda-feira (30), o deputado Giuseppe Vecci (GO) defendeu a união de todas as esferas do poder para garantir mais recursos para o turismo e melhorar seu posicionamento no mercado mundial. O parlamentar recebeu demandas de representantes setoriais de municípios goianos, de entidades e integrantes do Fórum e prometeu levá-las ao conhecimento da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Em seu discurso de abertura do evento, que ocorreu na sede do Sebrae Goiás, Vecci apresentou o panorama do turismo no Brasil, como o seu posicionamento no ranking mundial. Chamou atenção o fato do Brasil ocupar, no Relatório de Competitividade em Viagem e Turismo de 2013, a 51ª posição entre 140 países, mas ficar muito atrás em colocações como transporte terrestre, segurança, capacitação e falta de competitividade de preços.

“Então como é que o turista vem para cá? O país tem muita pouca infraestrutura e nós temos carestia do ponto de vista de preço. Mas nós somos número 1 em recursos naturais e estamos na 23ª posição em recursos culturais. Não podemos continuar patinando nesses fatores de infraestrutura, segurança, capacitação, preço, serviços”, disse Vecci. O deputado avalia que está na hora de todos saírem do discurso de potencialidade turística que o Brasil possui e trabalhar em busca do desenvolvimento do setor. “É um momento de esforço, que exige políticas públicas que possam realmente sair desse discurso e ir para uma questão mais concreta”, completou.

O deputado citou alguns gargalos na área que precisam ser eliminados. Além da falta de infraestrutura e capacitação, ele lembrou da própria legislação brasileira que atrapalha o turismo em parques nacionais. “O mundo inteiro permite o turismo em parques estaduais. Aqui no Brasil é proibido, não pode fazer concessão, não pode fazer parceria com entidades para administrá-los. Não há uma legislação que, ao meu ver, tenha conciliado ainda a questão do meio ambiente, sustentabilidade e economia”.

Após o discurso, representantes do setor fizeram perguntas ao parlamentar e também solicitaram a ele que levasse as demandas de seus municípios e de entidades para a Comissão de Turismo da Casa, da qual Vecci é membro titular. Na lista de pleitos estavam a criação de outros mecanismos para buscar mais recursos para o turismo, a desburocratização de processos de empréstimos para projetos pelos bancos públicos, parcerias com a iniciativa privada e ampliação da sinalização turística nos municípios goianos.

Vecci se comprometeu a levar todas as questões apresentadas à Comissão de Turismo. “Todos esses pontos abordados vão servir para trabalharmos na Câmara, no sentido de discutir assuntos que tragam realmente o desenvolvimento do setor no Brasil”.

Reconhecimento – A reunião foi organizada pela presidente do Fórum Estadual de Turismo de Goiás, Sandra Méndez, pelo presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, e pelo diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro. Ao discursar, Sandra agradeceu o papel que Vecci teve como secretário de Planejamento no governo de Goiás. “Algumas ações para a área não teriam se concretizado sem sua ajuda, como secretário da Segplan e por ter levado nossas demandas ao governador Marconi Perillo, disponibilizando recursos por meio do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento para a construção da Vila Cultural”. 

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
31 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Potencial pouco aproveitado”

  1. Elioenay Freitas Magalhães disse:

    Precisamos investir e regulamentar o transporte auternativo inter municipais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *