O que está acontecendo?


Macris pede informações a ministro sobre pressão de Cuba para que parentes de médicos voltem à ilha

macrisO deputado Vanderlei Macris (SP) requer informações ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre a pressão que o governo cubano está fazendo para que profissionais do programa Mais Médicos mandem seus familiares imediatamente de volta a Cuba. Apesar de terem visto para ficar no Brasil, filhos e cônjuges dos profissionais contratados para trabalhar no programa do governo federal estão sendo pressionados a voltarem à ilha comandada pelos irmãos Castro.

Interlocutores do Ministério da Saúde de Cuba, inclusive a vice-ministra Estela Cristina Morales, estariam no Brasil conversando com os médicos cubanos. Segundo relatos dos profissionais à imprensa brasileira, eles estariam sendo ameaçados de deixarem o Mais Médicos caso descumpram a ordem da ditadura cubana.

Segundo noticiou o jornal “Folha de São Paulo”, o coordenador nacional do programa Mais Médicos, Felipe Proenço, disse que tomou conhecimento das queixas dos médicos cubanos sobre a pressão para que seus parentes voltem a Cuba. Mas afirmou que a resolução da questão está fora da alçada do Ministério da Saúde. Apesar disso, Macris quer esclarecimentos, já que o programa se tornou a principal bandeira do ministério.

Por meio do pedido apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o tucano quer que o ministro explique qual a posição do ministério e se realmente os profissionais serão substituídos caso não mandem os familiares de volta a Cuba. Macris questiona quantos cubanos estão participando do programa e quantos deles têm parentes vivendo no Brasil. Ele solicita que o ministro esclareça se a pasta tinha conhecimento dos encontros de interlocutores cubanos com os médicos e se o ministério dialogou com esses representantes do ministério cubano.

O deputado quer saber também se o governo já acatou a determinação do Ministério Público Federal de fazer o pagamento integral dos salários aos médicos cubanos, sem a ilegal retenção de parte do dinheiro pelo governo Castro ou pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “O que está acontecendo?”

  1. Lena disse:

    Deputado, devemos enviar/mandar todos os cubanos médicos ou não retornarem a Cuba. O Brasil já tem problemas por demais sem cubanos, haitianos, bolivianos, venezuelanos. Precisamos arrumar a casa urgente, aliás, a casa que os petistas acabaram em 12 anos. Conforme Rui Falcão: É um governo de m…, MAS é meu governo, só dele e NÃO nosso governo(dos brasileiros verde/amarelo). Essa m… que Falcão fala é que queremos que saia do governo ‘pra ontem’. As ruas já deram o recado, agora os parlamentares precisam agir, afinal esses representam ou não os brasileiros? Espera-se que a representação seja real e não ficta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *