Inovação & competitividade


Por iniciativa de Barbosa, comissões debaterão temas ligados ao desenvolvimento econômico do país

Eduardo BarbosaAs comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Ciência (CREDN) e a de Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizarão audiência pública conjunta para avaliar, no âmbito do relacionamento econômico-comercial do Brasil, a propriedade intelectual, inovação e competitividade nacional. A iniciativa partiu do deputado Eduardo Barbosa (MG).

Requerimento do tucano nesse sentido foi aprovado nesta quarta-feira (25) na CREDEN. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, é um dos convidados para o debate.

Barbosa justifica a necessidade da audiência ao destacar que o Brasil está em um momento que impõe um olhar dedicado, objetivo e estratégico sobre os setores mais criativos e inovadores da economia nacional como motores para um desenvolvimento sustentável e maior competitividade. “Um debate em torno dos estrangulamentos regulatórios, das lacunas jurídicas e da recorrente burocracia que prejudicam inelutavelmente o processo criativo e inovador brasileiro é necessário e urgente”, defende.

Segundo ele, é importante que o Congresso Nacional promova uma discussão profunda com os principais agentes criativos e representantes dos setores mais inovadores para avaliar a relevância destes como ativos econômicos e sociais e, sobretudo, para construir uma agenda para a inovação que atualize leis e combata gargalos regulatórios. “Contribuindo deste modo para estimular a competitividade nacional e para a internacionalização da criatividade brasileira, gerando mais riqueza e mais postos de trabalho”, destacou.

Serão convidados ainda Diana Jugmann, do Departamento de Propriedade Intelectual da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Elisabethe Fekete, presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI); Ricardo Castanheira, diretor-geral da Motion Picture Association América Latina; e David Barioni Neto, Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
25 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *