Diplomacia


Execuções na Indonésia: chanceler será chamado para explicar comportamento do Brasil

16242241198_b0de800c1d_zA pedido do deputado Delegado Waldir (GO), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado chamará  o ministro das Relações Exteriores para uma audiência pública. Mauro Vieira terá que esclarecer o comportamento adotado pelo Governo Federal no que diz respeito às execuções de brasileiros condenados no país da Indonésia por tráfico de drogas.

Na opinião do tucano, é pública e notória a indignação dos brasileiros quanto ao que chama de “afronta” do Brasil à soberania da Indonésia, visto que naquele país existe um sistema penal que autoriza e aplica a pena de morte aos traficantes de drogas.

De acordo com reportagens publicadas no fim do ano passado, a presidente Dilma Rousseff enviou pedido a Joko Widodo, mandatário do país asiático, pedindo a não execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53, condenado à pena de morte no país asiático por tráfico. Os pedidos de clemência foram negados e Marco acabou sendo executado em 17 de janeiro.

Em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff decidiu não receber as credenciais do embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, devido às relações estremecidas entre os dois países após o fuzilamento.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *