Desvalorização


A pedido de Silvio Torres, comissão debaterá efeitos da crise na Petrobras no mercado de ações financeiras

14207106110_d7bd39fbe3_zA Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT) aprovou nesta quarta-feira (25) requerimento do deputado Silvio Torres (SP) que pede a realização de audiência pública com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Leonardo Gomes Pereira, para discutir os desdobramentos no mercado de ações por causa da crise na Petrobras.

Torres ressalta que as ações da Petrobras sempre foram fonte segura de investimento, mas a crise que hoje ronda a estatal traz incerteza e instabilidade para o mercado. “A operação Lava Jato, a falta de divulgação de balanços auditados, o rebaixamento do “rating” da empresa pela Moody’s, o desconhecimento sobre o total da dívida acumulada, a necessidade de captação de recursos – cerca da US$ 7 bilhões, segundo dados do último balanço não auditado divulgado, tudo isso levou as ações a níveis mínimos”, avalia.

Conforme ressaltou, no começo de março as ações da companhia estavam pouco acima de R$ 9. No ano passado, perderam, no total, 37,6% do valor. O tucano lembra que a empresa sofre processo no exterior e é alvo de investigações no Brasil por causa de corrupção. Torres alerta ainda para as perdas causadas aos trabalhadores que investiram recursos do FGTS na compra de ações da estatal.

“Diante destes fatos, estamos apresentando o presente requerimento com o objetivo de convidar o presidente da CVM para debater com esta comissão as perdas e os ganhos dos acionistas e as ações da entidade para protegê-los, conforme preconiza em sua missão institucional”, diz o requerimento do deputado aprovado pela CFT.

Tribunal de Contas – Também foi aprovado pelo colegiado o pedido de Torres para realização de audiência pública com o Tribunal de Contas da União, órgão auxiliar do Congresso Nacional na fiscalização do governo, para que sejam apresentados os principais trabalhos do órgão que envolvam a área temática da comissão.  

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Desvalorização”

  1. rubens malta campos disse:

    Excelente a iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *