Saúde pública


Tripoli quer incluir perguntas sobre animais domésticos no Censo do IBGE

tripoliCoordenador do Grupo de Trabalho de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o deputado Ricardo Tripoli (SP) apresentou na última semana Indicação ao Poder Executivo. No documento, o tucano sugere ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que inclua nos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) questões referentes à quantidade, espécie, porte e raça de animais de estimação, em cada domicílio, por estados e municípios brasileiros.

Convívio saudável – Segundo Tripoli, não existem estatísticas oficiais do governo a respeito. “O IBGE não incluiu levantamentos desses animais no seu Censo de 2010. O ideal é que a providência seja incluída na rotina do Instituto. Sabemos muito pouco sobre a população de animais domésticos e a sua guarda responsável no Brasil. Esses dados são importantes para que possamos planejar e implementar, de forma eficiente, políticas públicas voltadas para o convívio saudável da população com animais de estimação”, explicou.

Na avaliação do deputado, a crescente aquisição de cães e gatos como animais de companhia, aliada ao fato dos animais de estimação frequentarem áreas públicas, tem aumentado o número de pessoas expostas ao risco de contrair infecções e demais doenças.

“Pelo menos, 60% das doenças infecciosas que afetam os seres humanos e cerca de 75% de doenças novas ou emergentes, em todo o mundo, são considerados zoonoses. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o convívio com animais requer cuidados que, se ignorados, podem trazer consequências indesejáveis, além de agressões, acidentes de trânsito e poluição ambiental”, finalizou parlamentar.

Clique aqui para ler a Indicação.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
24 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *