Energia


Mendes Thame propõe medidas para reverter crise do etanol

???????????????????????????????O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) propôs diversas medidas para reverter a crise do etanol durante palestra no encontro promovido pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados. O objetivo do evento realizado no último dia 19 foi trazer um panorama sobre a situação do setor sucroenergético brasileiro.

Para Thame, o uso do etanol de cana-de-açúcar reflete positivamente na saúde pública, contribui para a redução de gases do efeito estufa, equilibra a balança comercial, impulsiona a co-geração de energia elétrica, propicia maior segurança geopolítica e gera empregos.

O parlamentar disse também que o mercado mundial de biocombustíveis vai se expandir devido ao aumento da demanda e que medidas mandatórias estimulam o desenvolvimento tecnológico e podem induzir a produção em grande escala de biocombustíveis nos países em desenvolvimento.

Durante a palestra, Thame destacou que o setor sucroenergético brasileiro é responsável por 800 mil empregos diretos, com faturamento de R$ 70 bilhões, sendo que 400 unidades industriais produzem etanol de cana-de-açúcar com 70 mil produtores, destacando São Paulo, com 15 mil produtores.

Apesar de tudo isso, o setor vive grave crise, com 44 usinas fechadas, 12 não moem cana na atual safra, e 37 estão em recuperação judicial, resultando em milhares de empregos perdidos.

Mendes Thame propôs que sejam definidas políticas públicas que reconheçam os benefícios do etanol frente à gasolina; incentivos à bioeletricidade, por meio de leilões públicos específicos por fonte de energia e que incorporem as vantagens da bioeletricidade adequadamente ao seu preço; e incentivos à inovação tecnológica, inclusive na indústria automobilística, para melhorar a eficiência do etanol nos motores flex. Propôs ainda que sejam criadas linhas de crédito especiais, com juros subsidiados, para alavancar a produção de cana com maior eficiência, na mesma área plantada.

O evento foi promovido pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e contou com a participação da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e a Organização dos Plantadores de Cana do Centro-Sul (Orplana).

(Da assessoria do deputado/Foto: José Henrique)

Compartilhe:
21 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *