Sem partidarização


A pedido de Izalci, Comissão de Educação debaterá doutrinação política nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara realiza nesta terça-feira (24) audiência pública para discutir o tema “doutrinação política e ideológica nas escolas”. O debate foi sugerido pelo deputado Izalci (DF) e aprovado por unanimidade pelo 16874399725_800727350a_ccolegiado. Em discurso, no plenário da Casa, o tucano convidou professores e a comunidade estudantil a participarem da audiência. Ele ressaltou a importância da discussão diante da tentativa do governo federal de forçar uma doutrina petista nas unidades de ensino do país.

“As escolas públicas, principalmente, estão doutrinando as crianças com programas e livros didáticos. Inclusive, semana passada eu vi uma criança de quatro anos com um livro cheio de meninos com estrelinhas. É uma forçação muito grande por parte deste governo”, alerta o deputado.

Ele ressalta que, segundo a legislação brasileira, a educação nacional deve atender os princípios da neutralidade política, ideológica, pluralismo de ideias no ambiente acadêmico, liberdade de aprender, liberdade de consciência, liberdade de crença, direito dos pais a que os filhos recebam educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções. Ou seja, pode estar ocorrendo o inverso disso no sistema de ensino do país.

A audiência pública será às 14h30 no plenário 10 da Câmara. Na ocasião será discutido ainda o projeto “Escola Sem Partido”, que consiste na defesa pela não doutrinação nas escolas. Estão confirmadas as seguintes presenças: Amábile Pácios, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares; Paulo Cardim, presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários; Trajano Sousa, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor; Miguel Nagib, coordenador do Movimento Escola Sem Partido; Luiz Filho, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná, Braulio Porto, professor de Sociologia do Departamento de Educação da UnB e Ana Campagnolo, educadora.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
20 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *