Serviço deficiente
C&T aprova requerimentos de Vitor Lippi para avaliar telefonia móvel e Correios
Requerimentos apresentados pelo deputado Vitor Lippi (SP) foram aprovados nesta quarta-feira (18) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O primeiro pede a criação de subcomissão destinada a avaliar os serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel. Subscrito pelos deputados Eduardo Cury (SP), William Woo (PV-SP), Ronaldo Nogueira (PTB-RS), Paulão (PT-AL), Pedro Cunha (PB) e Roberto Alves (PRB-SP), o documento recebeu pedido de inclusão de apreciação também dos serviços de TV por assinatura.
O Brasil tem a tarifa de celular mais cara entre os países da América Latina, segundo pesquisa realizada pelo aplicativo móvel Weplan. De acordo com o levantamento, a tarifa mensal do brasileiro é de aproximadamente R$ 1 mil, enquanto na Argentina são gastos cerca de R$ 123 por serviço semelhante. Para a União Internacional das Telecomunicações (UIT) o Brasil tem a cesta de serviços de telefonia móvel mais cara do mundo. Segundo a UIT, essa cesta custa cerca de 120 reais, considerando tarifas de pré-pagos. Para Lippi o desrespeito aos consumidores precisa ter fim. “Muitos brasileiros tem queixas importantes em relação à telefonia móvel. Nós pagamos o serviço mais caro do mundo e de péssima qualidade”.
Além dos preços abusivos, as empresas são recordistas em reclamações nos serviços de proteção ao consumidor pela dificuldade de comunicação como a queda constante do sinal. E as TVs por assinatura estão no mesmo ritmo. Cobranças indevidas e dificuldade no cancelamento lideram as queixas. Diante do quadro, Vitor Lippi pediu a instalação da subcomissão que vai ouvir empresas e agências reguladoras e fiscalizadoras, com o intuito de buscar a melhoria nos padrões do que é oferecido aos usuários.
O outro requerimento aprovado pela comissão será para avaliar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os Correios, que já foram referência em serviços no Brasil, passam por constantes problemas como greves e falta de pessoal. O que pode ser causado por má gestão, reflete direto na população como atrasos nas encomendas e correspondências. Segundo Vitor Lippi, os mais carentes sofrem mais com a falta desses profissionais. “Em alguns bairros, principalmente nos mais carentes, o atraso na entrega de carnês e boletos acarreta prejuízo para quem paga suas contas em dia e se vê impossibilitado de honrar seu compromisso pela falta de carteiro”. A comissão deverá ouvir representantes dos carteiros e também dirigentes dos Correios.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
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