Péssima imagem


Para deputados, ampla reprovação de Dilma é fruto da enganação eleitoral promovida pelo PT

popularidadeDeputados do PSDB destacaram nesta quarta-feira (18) que, diferentemente do diagnóstico propagado pelo PT, a insatisfação com o governo Dilma não está presente somente nos que não votaram nela em 2014. Após as manifestações do domingo (15) já terem demonstrado a ampla irritação da população com a petista, pesquisa Datafolha confirma que a rejeição à petista não tem classe social ou região demográfica específica. A reprovação é geral: 86% dos brasileiros classificam sua gestão como ruim, péssima ou regular. É a mais alta taxa de desaprovação de um presidente da República desde a véspera do impeachment de Collor, em setembro de 1992.

Cartão vermelho generalizado – Fora os próprios petistas, todos os demais segmentos socioeconômicos, políticos e demográficos já demonstram reprovar, em sua maioria, o desempenho da presidente. Mesmo entre os principais beneficiados pelas políticas sociais do governo, a rejeição disparou. Pela primeira vez, a maioria dos que têm menor renda e menor escolaridade classifica sua gestão como ruim ou péssima. O mesmo ocorre no Norte e no Nordeste, únicas regiões onde Dilma venceu a última eleição com folga.

Play

“Ao contrário do que diz o Palácio do Planalto, a insatisfação da população com o governo federal não é só dos eleitores de Aécio Neves. A reprovação atinge níveis alarmantes enquanto o discurso do governo insiste em tentar negar o fato”, avaliou o deputado Rodrigo de Castro (MG). Após os protestos que levaram mais de 2 milhões de pessoas às ruas no domingo, o ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, minimizou a insatisfação do povo brasileiro dizendo que os manifestantes eram “majoritariamente eleitores que não votaram no PT”.

Enquanto o governo continua fingindo não ver que já perdeu boa parte de seus antigos simpatizantes, a aprovação à gestão de Dilma chegou ao fundo poço, atingindo o ponto mais baixo desde o início de seu primeiro mandato. Apenas 13% consideram sua gestão boa ou ótima.

Para o deputado Marco Tebaldi (SC), isso é o resultado do pouco que ela realizou no mandato passado somado às mentiras que disse na última campanha com o que fez depois de reeleita.  “Ela prometeu que não ia aumentar impostos e juros, nem reduzir benefícios sociais dos trabalhadores. Mas fez tudo isso”, lembrou.

Na avaliação do tucano, o descontentamento social tende a crescer diante de tanta mentira e corrupção no cerne do governo.  “Disseram que era coisa da elite, coisa de burguês. Nada disso: a sociedade está insatisfeita”, avaliou, ao destacar que a presidente “está caminhando para ter o seu impedimento”.

Beco sem saída –  O deputado Alexandre Baldy (GO) acredita que a sociedade, em geral, tem todas as razões para estar indignada com a presidente, pois o PT aplicou um golpe eleitoral. Ele ressalta que os compromissos assumidos na campanha foram todos descumpridos e os brasileiros viram ruir a promessa de controle da inflação e dos juros, a manutenção das tarifas de energia e de benefícios trabalhistas. Dilma fez tudo ao contrário e ainda relegou para último plano programas que dizia priorizar, como o Fies, o Pronatec e o Minha Casa Minha Vida.

“A presidente enganou o povo, que agora sente na sua sobrevivência, na dificuldade diária, o golpe que foi aplicado. O povo não está satisfeito por que está sofrendo no bolso e no seu poder de consumo esse golpe colocado em prática pela presidente da República”, criticou.

Na avaliação de Baldy, a incompetência que levou o país à crise colocou Dilma em um verdadeiro beco sem saída. Para ele, a única alternativa para que a petista pudesse ver sua imagem menos desgastada seria retroceder quanto ao arrocho fiscal, priorizar os programas educacionais e sociais e reagir para controlar a inflação. No entanto, o tucano manifestou pessimismo em relação à competência da petista para agir dessa forma.

Na opinião do deputado Valdir Rossoni (PR),  a pesquisa comprovou o que estava na boca do povo, de todas as classes, e no grito unânime das multidões das manifestações de domingo. “O Brasil foi enganado na campanha para as eleições – e está farto disso”, afirmou. “O país despertou de um pesadelo e gritou para mudar”, completou o parlamentar.

Ainda de acordo com o tucano, as explicações inconsistentes que se seguiram às manifestações apenas aumentaram a insatisfação. “Pior, depois da fala dos dois ministros e da presidente, a ferida abriu-se mais com novas denúncias da Operação Lava Jato que agora chegaram ao coração do PT”, afirmou Rossoni, ao recordar que João Vacari Neto, tesoureiro do partido, sempre esteve no noticiário por causa de sua ligação como o doleiro Alberto Youssef. “O dinheiro da corrupção da Petrobras pode ter alimentado as campanhas da presidente. Diante disso, como acreditar no pacote anticorrupção enviado ao Congresso?”, perguntou.

Na economia, muito pessimismo

60%
acham que a situação do país vai piorar

69%
preveem que o desemprego tende a aumentar

77%
dizem que a inflação vai crescer

(Reportagem: Djan Moreno/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Péssima imagem”

  1. rubens malta campos disse:

    Perfeito.Destaco o golpe eleitoral e o encaminhamento para o impedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *