Favorecimento a Cuba


Aprovado requerimento de líder para que ministro explique denúncias envolvendo o “Mais Médicos”

A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta quarta-feira (18) requerimento do líder da Oposição na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), para ouvir explicações do ministro da Saúde, Arthur Chioro, sobre nova denúncia envolvendo o “Mais Médicos”. O tucano quer que o ministro esclareça a possível fraude para favorecimento do governo cubano no programa.

Máfia das próteses e evasão de profissionais de saúde dos municípios serão temas de audiência com ministro 

De acordo com reportagem veiculada no site “Band UOL”, é possível depreender que houve direcionamento por parte dos assessores do Ministério da Saúde para atender o Governo de Cuba. Segundo a matéria, a fraude contou, especialmente, com o apoio de Maria Alice Barbosa Fortunato, atualmente coordenadora do “Mais Médicos” na Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Além disso, o Tribunal de Contas da União se manifestou apontando irregularidades no documento de recrutamento. Segundo o TCU, o “pessoal de saúde imigrante deve ser contratado promovido e remunerado com base em critérios objetivos, tais como níveis de qualificação, anos de experiência e grau de responsabilidade, tendo por base a igualdade de tratamento com o pessoal de saúde do país onde irão trabalhar”.

“É imprescindível que o ministro esclareça os fatos e informe a esta Comissão as medidas que estão sendo adotadas em relação às denúncias de favorecimento por parte da Pasta para atender o Governo de Cuba”, argumentou o líder.

O parlamentar tentou ainda aprovar convite para o assessor da presidência Marco Aurélio Garcia, citado pela reportagem como o articulador do programa com Cuba, mas não teve apoio necessário dos membros da comissão.

(Da assessoria da Liderança da Minoria/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Favorecimento a Cuba”

  1. Francisco Roberto Cavalheiro disse:

    Se for só isso não sei quem está mais fraco. Deve ter valores, porque beneficiamento envolve valores. Se não envolver nenhum valor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *