Dinheiro de corrupção


PSDB propõe extinção de partidos que receberem recursos ilícitos e investigação do presidente da República

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), protocolou nesta quarta (18) projeto de lei (795/2015) que prevê a extinção dos partidos políticos que receberem dinheiro proveniente de corrupção e também iniciou a coleta de 16780001215_dcc7f3d577_hassinaturas para protocolar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permitirá a instauração de investigação contra o presidente da República por atos estranhos ao exercício de suas funções.

O projeto de lei, anunciado mais cedo pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, altera a Lei dos Partidos Políticos e considera, para o cancelamento do registro, o recebimento de “recursos financeiros provenientes de desvios de recursos públicos, seja sob a modalidade de doações oficiais, seja sob a forma de repasses de recursos financeiros não contabilizados e não declarados aos órgãos da Justiça Federal”.

Play

“A partir do momento em que os partidos políticos se tornam mero instrumento para a arrecadação ilícita de fundos desviados do patrimônio público, o conteúdo da Constituição se subverte completamente. Os partidos deixariam de ser veículos da representação da vontade dos eleitores e passariam a ser instrumento do crime de receptação ou de lavagem de dinheiro”, argumenta o Líder do PSDB.

Proposta de Emenda à Constituição – Segundo Sampaio, a PEC baseia-se em entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) e inclui no artigo 86 da Constituição Federal, que trata da admissão de acusação contra o Presidente da República, parágrafo que assegura a instauração de investigação contra o chefe do Executivo.

Segundo Sampaio, o artigo 4º, que define que o presidente da República não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções, proíbe a abertura de processo, mas não de investigação.

“A possibilidade de se investigar eventual prática de atos estranhos ao exercício das funções pelo Presidente da República pode ser essencial para a coleta de provas que, no futuro, instruirão eventual ação penal. Isso porque, como se sabe, em relação a alguns atos, investigação tardia é investigação falha”, diz o Líder na justificação da PEC.

Para Sampaio, essas são medidas que, efetivamente, fecham portas para a corrupção. “Será importante que a presidente Dilma, que hoje anunciou um conjunto de medidas anticorrupção, apoie essas iniciativas e mobilize sua base no Congresso para que elas sejam aprovadas celeremente. A sociedade espera de nós essas respostas”, afirmou o Líder do PSDB.

 

 

 

 

 

 

(Da assessoria da Liderança/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
18 março, 2015 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Dinheiro de corrupção”

  1. Jurandi Nascimento Carvalho disse:

    É bom de mas para se torna Lei !!!!

  2. rubens malta campos disse:

    Brilhante. Vamos ver a reação dos lulo-petistas,diretamente interessados no assunto.

  3. Francisco Roberto Cavalheiro disse:

    Ontem o então ministro da Educação chamou todos os deputados de achacadores, sem exceção. Foi o protagonista da maior missa encomendada que eu já vi. Ele foi mandado, por alguma razão, como mártir, para dizer que, quem pede dinheiro ao empresariado é achacador, o que condena a Lei que permite a doação para campanhas, posto que o governo (minúsculo) quer impor o financiamento oficial.Tanto que já foi decretado um aumento substancial dessa verba e já circulam notícias de que o PSDB terá 300 milhões a mais na sua verba de campanha. Não precisamos dizer que o governo é sujo, baixo e tenta por todos os meios espargir o seu fedor em tudo que toca. Portanto é preciso ter cuidado e urgência, senão o gambá escapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *