Aposta na tecnologia


Em fórum, Barbosa destaca força das relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Europa

Deputado estava ao lado de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, na mesa de abertura do evento realizado no Auditório Nereu Ramos.

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia, o deputado Eduardo Barbosa (MG) participou, nesta terça-feira (17), do 22º Fórum Brasil-Europa: “Brasil e União Europeia – Parceiros na política Mundial”. O parlamentar do PSDB destacou que o Brasil foi um dos primeiros países a estabelecer relações diplomáticas com a União Europeia e que o elo vai além do campo comercial.

Na opinião do parlamentar, a essência capaz de alavancar a relação entre os países está no campo da cooperação da ciência, tecnologia e inovação. “Apostar nessas áreas é apostar em um futuro mais digno para nossa sociedade”, avaliou. 

“Um país não desenvolve todas as suas capacidades sem investir no conhecimento, na capacitação dos seus jovens e na confiança em suas empresas”, defendeu o tucano, que presidiu a Comissão de Relações Exteriores da Câmara em 2014.  Para Barbosa, o governo brasileiro agiu mal diante da crise econômica mundial, que também atingiu a Europa. “Não se enfrenta uma crise com lamentos”, reprovou.

Segundo Barbosa, a União Europeia é o principal parceiro comercial do Brasil e, em relação ao intercâmbio comercial, o país ocupa o quarto posto no Fluxo de Investimentos Diretos Europeus. Além disso, de acordo com o congressista, o Brasil tornou-se grande fonte de investimentos diretos estrangeiros na União Europeia, sendo o sexto maior investidor do bloco.

“Essa parceria é histórica e encontra-se profundamente consolidada”, relatou o parlamentar. Ele destacou a cooperação estratégica que existe desde 2007, quando a União reconheceu o Brasil como um de seus principais interlocutores mundiais. Isso aconteceu devido à criação formal da parceria estratégica União Europeia-Brasil.

Realizado pela Fundação Konrad Adenauer no Brasil, o evento tem o duplo objetivo de promover o diálogo entre Brasil e União Europeia e de intensificar o relacionamento bilateral. No Fórum também estavam presentes o senador Aloysio Nunes (SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, a delegação da União Europeia no Brasil e representantes da Universidade de Brasília.

A reunião acontece no auditório da Nereu Ramos, na Câmara, e será encerrada às 19h com um coquetel e o lançamento do livro Série Relações Brasil-Europa 4.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Gabriela Korossy – Agência Câmara)

Compartilhe:
17 março, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Aposta na tecnologia”

  1. rubens malta campos disse:

    Com toda a razÃO.PARABENS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *