Diagnóstico preciso


Deputados elogiam análise detalhada de José Serra sobre a crise econômica

Deputados do PSDB que acompanharam o primeiro pronunciamento do senador José Serra (SP) na tribuna do Senado, na tarde desta quarta-feira (4), elogiaram o diagnóstico detalhado do ex-governador de São Paulo sobre a grave crise econômica.

Diante de uma plateia formada em sua maioria por congressistas da oposição, muitos deles tucanos, Serra dirigiu duras críticas aos governos de Lula e Dilma Rousseff, em que reinou, de acordo com ele, a “inépcia administrativa”. “Como dizia um gênio nosso, de quem eu sempre fui um grande admirador, Millôr Fernandes, o grande erro da natureza é a incompetência não doer. Essa é, aliás, uma das anti leis do PT: a incompetência não dói”, declarou.

Segundo o deputado Vanderlei Macris (SP), o governo e o PT sequer têm condições de responder ao pronunciamento do senador tucano. “São argumentos incontestáveis da situação econômica que o país vive”, disse o parlamentar. “Ele fez um grande diagnóstico e promoveu um debate de alto nível”, completou ao elogiar a qualidade e o preparo dos quadros do partido. 

Para Jutahy Junior (BA), a exposição do ex-governador de São Paulo foi “uma demonstração de grandeza, espírito público e desejo de servir ao Brasil”. “Vendo a crise e olhando como o Brasil pode sair dela. Isso sempre foi a tônica da vida do Serra: ser alguém que tem o Brasil acima de tudo”, completou o deputado.

Vários deputados da bancada tucana foram ao Senado acompanhar o discurso de Serra.

Vários deputados da bancada tucana foram ao Senado acompanhar o discurso de Serra.

De acordo com Samuel Moreira (SP), a qualificada análise do senador colaborou para a bancada tucana no Congresso melhorar e aprofundar a avaliação sobre os desmandos da gestão petista. “Pelo que estamos entendendo, as medidas de arrocho vêm sem nenhuma proposta de médio e longo prazo para alcançar os objetivos principais do país, que são o crescimento e a redução da taxa de juros”, observou.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também elogiou o discurso do correligionário. “Vossa Excelência traz hoje à verdade um diagnóstico competente, de um dos homens públicos mais preparados deste país. Todos nós queremos que o Brasil avance. Mas só avançará se o diagnóstico for feito de forma correta, para que a partir daí as medidas corretas sejam tomadas”, afirmou.

 Façanhas – Durante pronunciamento de aproximadamente 50 minutos, sem contar os apartes de 14 senadores, Serra afirmou não se lembrar de uma crise econômica tão acentuada e difícil quanto esta na economia brasileira. “Incluam aí os anos do João Goulart, os anos do Collor, quando aquele governo recebeu a herança de 90% ao mês de inflação, fez o Plano Collor, etc. A meu ver, a situação hoje é mais difícil.”

 O tucano destacou a série de equívocos cometidos, inclusive, no governo de Lula. “Cometeu a façanha de fazer uma política de juros em elevação, apesar da abundância de dinheiro externo. Em geral, o governo procura subir juros quando tem escassez de divisas e precisa atrair dinheiro. Então, precisa criar um diferencial entre a taxa doméstica de juros e a taxa internacional. Mas, naquela época, nós estávamos nadando em divisas, não era necessário subir os juros”, emendou.

 A consequência disso, afirmou Serra, foi a desintegração da indústria brasileira. “O Brasil se desindustrializou sob o ímpeto dessa política, paradoxalmente, comandada, não digo nem que conscientemente, por um ex-operário industrial, que comandou a desindustrialização brasileira”, criticou.

 (Reportagem: Luciana Bezerra/ foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 março, 2015 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Diagnóstico preciso”

  1. luciano clever disse:

    Como faço para obter a íntegra do discurso do senador Serra?

  2. Cleber Polverel disse:

    Senador Serra com sua sempre adimiravel profilaxia e diagnostico corretos para o Brasil, HOMEM DA ADMINISTRAÇAO COERENTE E CONCISTENTE, precisa neste momento de total des-governo mostrar com suas analises e criticas um rumo a tao caotica situaçao do buraco que o PT e seus companheiros enfiaram o Brasil.

  3. rubens malta campos disse:

    Meus efusivos parabéns ao Senador Serra.Acompanhei seu discurso pelo Canal Senado e lembro que o Estadão de hoje publica um resumo do mesmo.Parece-me que a oposição saiu da letargia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *