Reduto do PSDB


Eleito na Comissão de Ciência e Tecnologia, Fábio Sousa coloca inovação tecnológica entre prioridades

Fabio Sousa substituiu Ricardo Tripoli no comando do colegiado.

Fabio Sousa substituiu Ricardo Tripoli no comando do colegiado.

Eleito nesta quarta-feira (4) presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), o deputado tucano Fábio Sousa (GO) definiu como prioridades imediatas a discussão e a votação de projetos ligados à área em tramitação não somente na CCTCI, mas em outras comissões do Congresso. “E, é claro, vamos chamar os ministros das Comunicações e de Ciência e Tecnologia à comissão para que respondam os questionamentos dos deputados e tragam a resposta que a sociedade quer: a inovação tecnológica de verdade”, completou o tucano. “O Brasil não tem praticamente nenhum incentivo nessa área. Precisamos rever isso.”

Após dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Goiás, onde exerceu funções como as de presidente da Casa e líder do governo, Sousa estreou na Câmara como o quinto tucano a assumir consecutivamente a CCTCI. Antecederam o parlamentar goiano no cargo Ricardo Tripoli (SP), Paulo Abi-Ackel (MG), Eduardo Azeredo (MG) e Bruno Araújo (PE).

Play

Além dele, o PSDB tem mais três titulares na comissão – Eduardo Cury (SP), Vitor Lippi (SP) e Pedro Cunha Lima (PB) – todos exercem o primeiro mandato na Câmara. Assumiram como suplentes Arthur Bisneto (AM), Caio Narcio (MG), Lobbe Neto (SP), Miguel Haddad (SP), Izalci (DF) e Paulo Abi-Ackel. O colegiado é formado por 42 titulares e igual número de suplentes.

 Temas polêmicos – De acordo com Sousa, é fundamental discutir na comissão temas que fazem parte da rotina dos cidadãos. Entre eles, o acesso à internet, alvo da crítica de milhões de usuários. “Temos que acompanhar como o serviço está sendo prestado. Não podemos ficar contra a maré do que acontece no mundo inteiro.”

 Questionado pela imprensa a respeito da regulação da mídia, tema que o governo e o PT tentam impor ao Congresso, o deputado do PSDB disse que está aberto ao diálogo, mas adiantou ser contrário a qualquer tipo de restrição nessa área. “Regularização de mídia pra mim é o controle remoto. É você decidindo o que vai assistir”, disse.

 Ao mesmo tempo em que organiza a pauta do colegiado, o parlamentar pretende colocar em debate o seu projeto de regulamentação da profissão de cientista. “Vou trazer a academia para participar dessa discussão”, afirmou.

 Expectativas – Ex-prefeito de São José dos Campos (SP), Cury disse que colocará a serviço da comissão toda a experiência que adquiriu ao administrar uma cidade conhecida por sediar importantes empresas e institutos de pesquisa da

Fabio Sousa e integrantes do colegiado, vários deles tucanos, após a eleição.

Novo presidente e integrantes da CCTCI, a maioria tucanos.

área tecnológica. “Espero poder colaborar para que o Brasil valorize a Ciência e Tecnologia como ferramenta de inovação, desenvolvimento e construção de uma nação”, afirmou.

 Lippi ressaltou o papel estratégico da CCTCI para o futuro do país. “Ela trabalha a competitividade, a inovação e a economia do conhecimento, que é, hoje, a economia mais forte do mundo”, afirmou.

 Pedro Cunha Lima se colocou à disposição do colegiado. “É um campo que pede um enorme dinamismo. Considero necessário um acompanhamento de perto para que haja eficiência. A sociedade cobra isso”, afirmou.

 Despedida – Presidente da comissão ao longo de 2014, Ricardo Tripoli despediu-se do cargo destacando a atuação suprapartidária da CCTCI. “Ela tem o envolvimento de questões acima das discussões políticas e partidárias.” A Sousa, disse que  o correligionário encontrará muitos aliados na comissão para avançar nas áreas tecnológicas e de comunicação. “Há uma interação enorme dessa comissão com o segmento. A iniciativa privada tem desempenhado um grande trabalho.”

Assista entrevista exclusiva com Fabio Sousa:

 (Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Vídeo: Kim Maia/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
4 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *