Operação Lava-Jato


Wherles Rocha pede convocação de ministro para explicar reuniões com advogados de empreiteiras

O deputado Wherles Rocha (AC) apresentou nesta terça-feira (24) requerimento de convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  para prestar esclarecimentos no Plenário da Câmara sobre a denúncia de reuniões que teria promovido com advogados de empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato.

Os encontros escondidos da agenda oficial de Cardozo foram tema de reportagem dos principais veículos de comunicação na semana passada. “Não há dúvidas de que qualquer cidadão tem o direito de se reunir com o ministro, desde que haja pauta definida e a devida publicidade sobre o encontro e sua motivação. Neste caso, o problema reside na falta de publicização de uma reunião de advogados de empresas investigadas justamente com o Chefe da Polícia que comanda as investigações”, destacou Wherles.

Para o tucano, a falta de transparência  levanta a suspeita de uma “intolerável intromissão” do governo petista sobre o esquema de corrupção que abala a Petrobras. O parlamentar considera urgente a vinda do ministro para apresentar, de forma clara, quais empresas enviaram seus representantes jurídicos para as reuniões e quais os assuntos tratados nelas.

Uma dessas reuniões teria ocorrido com o advogado Sérgio Renault, da UTC, detalhou a revista “Veja”. Na conversa, da qual também participou o ex-deputado petista Sigmaringa Seixas, o ministro teria desaconselhado o advogado a fechar um acordo de delação premiada e desmerecido a Lava-Jato, pois, segundo ele, estaria cheia de irregularidades. Para completar, teria adiantado que as investigações da operação mudariam de rumo radicalmente.

(Da redação/Foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

Tucanos querem explicações sobre encontros de ministro para debater Operação Lava-Jato

Compartilhe:
24 fevereiro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *