Governos petistas na berlinda


Sampaio considera denúncias de empreiteiro da UTC “gravíssimas” e defende “convocação imediata” para CPI da Petrobras

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), considera “gravíssimas e muito reveladoras” as denúncias do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC – uma das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras -, publicadas pela revista Veja deste fim de semana. Sampaio defende a “imediata convocação do empreiteiro”, tão logo a nova CPI da Petrobras seja instalada, na próxima quinta-feira.

Segundo reportagem da revista, Pessoa estaria disposto a formalizar, em delação premiada, várias denúncias que comprometem diretamente os governos Lula e Dilma, entre outros nomes do PT. A principal revelação do empreiteiro é a doação de R$ 30 milhões da UTC ao PT e à campanha de Dilma à reeleição, no ano passado, com recursos desviados da Petrobras. Pessoa também revela, segundo a revista, que o esquema de cobrança de propina na estatal – conhecido como petrolão – começou a funcionar em 2003, no primeiro ano do governo Lula, e teria sido organizado pelo então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, também envolvido no mensalão.

capa380O empreiteiro também revela que os valores e a forma de repassar o dinheiro desviado da Petrobras ao PT eram combinados diretamente entre ele e João Vaccari Neto, atual tesoureiro do partido de Dilma e Lula. A UTC, conforme a revista, ainda teria ajudado o ex-ministro José Dirceu a pagar despesas pessoais no valor de R$ 2,3 milhões.

“Se confirmadas, todas essas denúncias trazidas à tona pela reportagem da Veja são gravíssimas e muito reveladoras. Por isso, o PSDB pedirá a convocação do empreiteiro Ricardo Pessoa tão logo a nova CPI da Petrobras seja instalada”, afirma o líder tucano.

Ainda segundo Sampaio, “essas denúncias confirmam o que outros delatores do petrolão já têm revelado à Justiça e deixam claro que este esquema criminoso foi implantado pelo PT assim que chegou ao poder, com Lula”. “E mais: são provas sérias de que a campanha da presidente Dilma Rousseff recebeu dinheiro sujo da corrupção na estatal”, conclui Sampaio.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2015 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Governos petistas na berlinda”

  1. rubens malta campos disse:

    Entendo que o PSDB deva continuar a atuar em defesa dos brasileiros.O PT já partiu para o contra ataque e questionará a atuação da PF,do MPF e também as decisões do Poder Judiciário.Lembro do que reiterava O Gal George Patton ¨o ataque é a melhor defesa¨.

  2. Não podemos deixar que o P.M.D.B. se renda aos favores políticos do P.T. Não é mais hora disso. A coisa está se agravando, se o regime democrático não agir agora, poderá ser tarde demais. Como disse Lula no Foro de São Paulo: “Ninguém acreditava que pudéssemos conquistar a “DEMOCRACIA” através do voto. Já conquistamos na Venezuela, Bolívia, Argentina …”

  3. É preciso apurar tudo com dignidade e por isso confio no Deputado Carlos Sampaio.
    Quem deve tem que pagar.
    Espero que em nome da ética,da moral e pelo bem do povo;cujos deputados são representantes;não se faça desta CPI um jogo de interesses partidários e que sejam dignos em suas decisões.
    Assim esperamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *